Multicloud Management

3 etapas para um gerenciamento de aplicações mais inteligente

Compartilhe:

Recursos essenciais para gerenciar aplicações em um ambiente híbrido de multinuvem

Durante a última década ou mais, a nuvem tem sido a condutora da inovação e da agilidade nos negócios, uma resposta aos desafios de TI cada vez mais complicados. Mas, apesar da promessa de solucionar problemas, muitas organizações ainda hesitam em migrar suas principais aplicações para a nuvem.

A Gartner prevê: “Até 2025, 90% das aplicações atuais ainda estarão em uso, e a maioria continuará recebendo investimento insuficiente em modernização”. 1

Paralelamente, as organizações tentaram um tipo de abordagem “lift and shift”, proporcionando a elas eficiências de infraestrutura. No processo, elas perceberam que a migração das principais aplicações exigiria uma reformulação para impulsionar o valor total da conteinerização. Além disso, elas percebem a necessidade da multinuvem híbrida, em vez de uma única nuvem. Seja para suportar vários tipos de aplicações, ou para se preparar para o futuro com atividades M&A, etc., há um consenso em estabelecer um ecossistema de TI que permita gerenciar o ambiente multinuvem híbrido.

Isso impediu que os clientes pudessem adotar a nuvem conforme projetado originalmente. Mesmo hoje, mais de 80% dessas aplicações ainda não estão na nuvem2, devido à sua natureza complicada de gerenciamento em um mundo de multinuvem híbrida em que portfólios corporativos residem no local e em diferentes nuvens. Os métodos tradicionais (baseados no local) de gerenciamento de aplicações se tornaram desatualizados, ineficazes, dispendiosos e não competitivos para a realidade da multinuvem híbrida.

Os três recursos a seguir são essenciais para que você reinvente seus processos de negócios e gerencie aplicações em uma combinação de ambientes no local e na multinuvem, buscando maior agilidade e criando aplicações mais inteligentes de última geração.

1) Gerenciar o ambiente híbrido de multinuvem “complexo” com visibilidade aprimorada

É fundamental que sua equipe de TI tenha uma visão integrada para gerenciar como os processos de negócios se comportam do início ao fim à medida que atravessam os recursos de nuvem, o middleware e as aplicações. Recursos como AIOps, FinOps e SmartOps são essenciais para monitorar, controlar e otimizar seu portfólio de aplicações e fornecer transparência para o gerenciamento eficaz da plataforma multinuvem.

A plataforma também precisa ter políticas de operações que assegurem a conformidade entre as aplicações e a infraestrutura híbrida. Além disso, a Covid-19 exigiu que esse console único fosse substituível e permitisse o gerenciamento de aplicações de qualquer lugar no mundo, reduzindo, assim, o risco de aglomeração e a necessidade de colocação.

2) Transformar seus processos de engenharia de software e melhorar a qualificação dos talentos

As linhas tênues entre a modernização contínua e o gerenciamento de aplicações exigem que seu talento de TI adote práticas de engenharia de software mais abrangentes. Elas incluem:

  • Experiência de métodos de entrega Agile para melhor o rendimento;
  • A capacidade de usar as plataformas DevSecOps e de automação para assegurar a adoção contínua com capacidade de recuperação automática;
  • Princípios de SRE para infundir o foco na qualidade, na disponibilidade e na resiliência para realizar operações sem intervenção;
  • Por fim, assegurar a privacidade dos dados, do código e do ambiente em todos os níveis.

A Covid-19 acentuou ainda mais a necessidade da “força de trabalho virtualizada” e seu talento em adotar maneiras mais inteligentes de gerenciamento, usando mão de obra híbrida (ou seja, humanos e robôs juntos). A capacitação digital é importante — adapta processos não apenas para permitir o trabalho remoto, mas para realmente incorporá-lo. Ao treinar e integrar membros da equipe, virtualmente ou de outra forma, certifique-se de que tenham as ferramentas e habilidades ideais para implementar os processos especializados de gerenciamento e teste para aplicações de última geração como blockchain, internet das coisas (IoT), serviços de borda e big data.

3) Atingir o valor total da nuvem por meio da transformação digital

Use o gerenciamento de aplicações mais inteligente como um catalisador para acelerar a modernização e a transformação digital dentro de sua organização. As empresas devem conduzir oportunidades de modernização de autofinanciamento, tornando, assim, o gerenciamento de aplicações sustentável. Os insights provenientes da integração e do gerenciamento de serviços serão a chave para priorizar a modernização contínua e ajudar a reduzir o déficit de tecnologia, mantendo o cenário da aplicação atual. No mundo da multinuvem híbrida, use a arquitetura de telemetria baseada em eventos e a engenharia de qualidade para software livre para aumentar a resiliência operacional, aprimorar a confiabilidade e encorajar a adoção da nuvem.

As abordagens para o gerenciamento de aplicações mais inteligente no novo ambiente de multinuvem híbrida precisam ser abrangentes. A abordagem deve percorrer todas as três capacidades essenciais para estar “preparada para o futuro”. À medida que seu ambiente de TI fica mais complexo, os desafios que seus negócios enfrentam também ficam. Veja como o gerenciamento de aplicações mais inteligente pode te ajudar a liderar e inovar em um mundo de multinuvem híbrida.

Saiba mais sobre gerenciamento de aplicações mais inteligentes

Se você estiver interessado em mais informações, entre em contato com um consultor aqui.

 

[1] Gartner, “Application Modernization Should Be Business-Centric, Continuous and Multiplatform,” Thomas Klinect, Stefan Van Der Zijden, 15 de agosto de 2019.

2 Virginia M. Rometty, “Chairman’s Letter.” 2018 Relatório Anual da IBM. COL03002-USEN-18. IBM, 2019. https://www.ibm. com/annualreport/2018/letter.html.

 

Click here to rate this article

Rate this article :

Leia mais sobre Multicloud Management

A nuvem traz benefícios? Pode apostar que sim

Quatro recursos liberam serviços financeiros na nuvem pública. Quando você pensa em bancos, a primeira coisa que vem à mente provavelmente são as portas giratórias e os detectores de metal. Eles inspiram estabilidade, fidelidade, segurança e confiança. E se, hoje, o maior símbolo da confiabilidade rígida dos bancos fosse a nuvem, com a vantagem adicional […]

Continuar lendo

Qual tipo de nuvem ajuda as empresas de telecomunicação a criarem um mundo mais conectado?

As redes de telecomunicação criadas em uma nuvem híbrida aberta podem gerenciar picos imprevistos de demanda, como a onda de trabalho remoto que ocorreu em 2020. A rede de última geração está aqui. O 5G, a computação de borda e a nuvem estão abrindo o mundo de formas novas e inesperadas, conectando os consumidores e […]

Continuar lendo

A nuvem pode realmente tornar os bancos mais seguros e em conformidade?

Com uma abordagem de nuvem híbrida, os bancos podem superar as preocupações dos legisladores sobre as novas tecnologias Segurança e conformidade são as maiores prioridades dos bancos. A nuvem pode ajudá-los a lidar com ambos. John Duigenan é o novo diretor executivo de tecnologia global de serviços financeiros da IBM. Antes de ser nomeado ao cargo […]

Continuar lendo