Artificial Intelligence

Empresa virtual: 6 formas de tornar os negócios modernos mais abertos e ágeis

Compartilhe:

Este artigo apareceu originalmente na Fortune.com https://fortune.com/2021/05/26/virtual-enterprise-ibm-digital-transformation-agile-business

Já se passou mais de um ano desde que os efeitos em cascata da pandemia de COVID-19fecharam rapidamente empresas e economias em todo o mundo e estimularam a mudança massiva para o trabalho virtual, onde novas ferramentas e formas de trabalho se tornaram comuns da noite para o dia. Mesmo antes da pandemia, estávamos caminhando para um ponto de mudança onde as empresas aplicavam tecnologia em escala para criar novos modelos de negócio. Agora, a necessidade dos negócios irem mais longe e mais rápido acelerou muito as jornadas de transformação digital. De fato, um estudo recente da IBM descobriu que cerca de 60% das organizações aceleraram sua transformação digital devido à pandemia.

Agora, mais de 159 milhões de americanos e americanas, incluindo mais de 60% dos adultos, receberam pelo menos uma dose da vacina contra a COVID-19. No entanto, conforme os países com acesso à vacina começam a reabrir, fica claro que não estaremos simplesmente retornando às velhas formas de trabalho.

Em nossa nova realidade, líderes de negócios são forçados(as) a aderir a um novo destino para o negócio moderno, o que chamamos de “empresa virtual”.  É necessário que os(as) líderes reavaliem o papel dos ativos físicos, da infraestrutura e de talentos. Digitalização extrema, plataformas e parcerias agora são os pilares fundamentais da vantagem competitiva.

À medida que as empresas procuram sair mais fortes da pandemia, atendendo melhor seus clientes e encontrando novas fontes de valor, os(as) líderes de negócios devem estar preparados(as) para defender a abertura e a agilidade em 6 dimensões principais.

 

Desenvolva um ecossistema de parceiros

A abertura é a característica definidora da empresa virtual, pois líderes são chamados(as) para construir os ecossistemas necessários a fim de resolver problemas, aumentar a inovação e garantir oportunidades de mercado neste mundo cada vez mais interconectado. Construir relacionamentos estratégicos com outras organizações requer uma visão clara do potencial de crescimento e vantagem competitiva de orquestrar a plataforma de negócios estendida na qual outras pessoas desejam e precisam participar. O potencial para os ecossistemas se conectarem com os clientes recebe uma nova liberação por meio do poder da conectividade digital e do compartilhamento de informações e novas combinações de dados. Arquiteturas de tecnologia construídas em padrões abertos e seguros e redes definidas por software permitem que esses compromissos sejam cada vez mais diretos.

Inove com abordagens orientadas para a ciência e para os dados

A ciência e a descoberta constituem 52 trilhões de dólares dos 88 trilhões de dólares da economia mundial, de acordo com a IBM Research Strategic Business Insights. Com uma abordagem de descoberta científica, a abertura acelera o acesso a novos produtos e inovação de serviços. O acesso a tecnologias exponenciais como inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT) e computação quântica permite processos relacionados para negócios: mais rápido do que nunca e em muitos setores diferentes. Tudo isso agora pode ser executado em tempo real por meio de ecossistemas e fluxos de trabalho inteligentes que podem identificar e extrair novos conjuntos de valores de maneira mais rápida e melhor. Isso se resume a maneira com que os(as) líderes usam os dados como fonte de inovação entre os ecossistemas e pensam sobre como os produtos e serviços poderiam ser modernizados para ter sucesso nesse mundo.

Expanda os fluxos de trabalho inteligentes

Nos últimos anos, as organizações têm aplicado IA e automação aos processos essenciais de “pulsação” do negócio, como contratação, cadeia de suprimentos e atendimento ao cliente. Durante toda a pandemia, isso foi exacerbado, pois as empresas dependiam de extrema automação e IA para atender às necessidades de serviços e conectividade em massa de clientes e funcionários. A próxima etapa é estender esses fluxos de trabalho inteligentes para além da empresa, para os ecossistemas, a fim de dividir os silos e obter ainda mais insights e valor.

Crie parcerias inclusivas entre tecnologias e pessoas

Os extremos do acesso virtual para clientes e colegas de trabalho significaram apertar um botão de reinicialização nas interfaces de tecnologia para pessoas. À medida que o local físico se torna menos importante, a oportunidade de acessar capacidades e recursos de qualquer lugar se torna real. A virtualização do trabalho resultou em capacidades globais que podem ser acessadas com maior facilidade. Mas este acesso estendido aos funcionários de uma empresa tem desafios potenciais. A COVID-19 estimulou empregadores a aumentar permanentemente as expectativas de seus funcionários quanto a um maior apoio às capacidades, treinamento e crescimento na carreira, bem como ao bem-estar individual. Novas formas híbridas de trabalho exigirão que os(as) líderes redefinam os fluxos de trabalho, forneçam ferramentas, sistemas e regras de engajamento mais fáceis de usar para pessoas, equipes e organizações, bem como cultivem uma confiança renovada em dados e tecnologia como principais impulsionadores da tomada de decisões.

Adote o poder da sustentabilidade

A pandemia nos lembrou como estamos conectados uns aos outros e ao nosso planeta. 9 em cada 10 consumidores(as) relatam que a pandemia afetou suas opiniões sobre sustentabilidade ambiental, e muitas pessoas estão dispostas a pagar um prêmio por um futuro sustentável. Com a sustentabilidade e o capitalismo das partes interessadas assumindo posições importantíssimas, novos modelos de negócios habilitados para tecnologia ajudarão a fornecer soluções para os maiores desafios de nosso tempo em torno do clima, saúde, segurança e igualdade. Esse foco na sustentabilidade e no capitalismo das partes interessadas também desempenha um papel cada vez maior na maneira como clientes, parceiros e funcionários se sentem sobre o envolvimento com as organizações e como os líderes precisarão tomar decisões sobre o futuro.

Construa uma arquitetura aberta e segura

Dados e informações são a matéria-prima dos negócios hoje, mas a capacidade de colocar esses dados para funcionar depende das escolhas de arquitetura que os(as) líderes estão fazendo agora. Uma arquitetura aberta e segura fornecida na nuvem híbrida é o suporte que os(as) líderes precisam para usar seus dados, independentemente de onde eles residam, e obter a flexibilidade, a adaptabilidade e a segurança que a aceleração digital exige. As arquiteturas de nuvem híbrida também permitem uma abertura para se conectar com parceiros e acessar todo o potencial das principais tecnologias abertas e ideias para impulsionar a inovação.

Mesmo depois que o mundo se recuperar, não há como voltar à forma como as coisas eram antes da pandemia. As interrupções futuras são tão inevitáveis ​​quanto imprevisíveis: elas podem ser um desastre natural, um grande ataque cibernético ou até mesmo outra pandemia. À medida que colocamos essa revolução no contexto de um mundo cada vez mais virtual, vemos ainda mais poder surgindo dos ecossistemas, dos fluxos de trabalho digitais e das organizações em rede que a tecnologia possibilita.

 

Click here to rate this article

Rate this article :

Leia mais sobre Artificial Intelligence

Kraft Heinz + IBM: Conectando produtos e consumidores em tempo real

A evolução de uma empresa tradicional e seu legado em direção ao futuro Uma empresa com mais de 150 anos de existência como a Kraft Heinz, não apenas conseguiu sobreviver durante todos esses anos, mas se adaptou com sucesso às épocas, à evolução tecnológica e a um mercado cada vez mais exigente. O consumidor atual […]

Continuar lendo

Banco Popular consegue transformar minutos em segundos com a RPA

Banco Popular consegue transformar minutos em segundos com a RPA. Banco Popular inicia seu percurso rumo à automatização com o IBM Robotic Proccess Automation. Com o aumento dos processos regulatórios, o Banco Popular, principal banco de Porto Rico, decidiu buscar novas tecnologias que pudessem satisfazer a demanda operacional após considerar metodologias manuais para lidar com […]

Continuar lendo

Omnichannel: É suficiente?

Primeira pergunta: O que é omnichannel? Omni, obviamente, deriva do latim, omnis, e significa basicamente “Todos”.  Channel, no contexto de vendas e marketing, refere-se aos diversos canais de comunicação: voz, texto, e-mail, mala direta, publicidade, mídias sociais e digitais. A Wikipédia define omnichannel como “uma estratégia de conteúdo de canal cruzado que as organizações usam para […]

Continuar lendo