Artificial Intelligence

8 maneiras de modernizar seu gerenciamento de TI para ter uma empresa centrada em produtos

Compartilhe:

 

Uma transformação digital de sucesso está fundamentalmente baseada nas funções de TI. Muitas das funções de TI tradicionais suportam estruturas organizacionais, modelos de gerenciamento, processos operacionais, forças de trabalho e sistemas que foram criados para resolver problemas de longa data, como grandes implementações de planejamento de recursos corporativos (ERP) ou programas de integração de sistemas complicados. Para competir na era digital, as organizações estabelecidas precisam modernizar suas funções de TI, migrando do modelo tradicional de TI industrial para outro que seja ágil e centrado em produtos, transformando-se em empresas baseadas em software a fim de fornecer soluções aos clientes.

O modelo de TI centrado em produtos tem uma abordagem que leva sempre em conta o cliente com relação à inovação, à definição e ao planejamento de produtos, o que permite que as organizações forneçam experiências significativas e valor continuamente aos clientes. Com uma abordagem centrada em produtos, as organizações podem se conectar aos clientes, entender suas necessidades e responder rapidamente com produtos bem desenvolvidos.

No entanto, a transformação e a implementação das etapas necessárias para ter sucesso parecem 2 tópicos muito diferentes. Veja a seguir 8 mudanças fundamentais que todo(a) líder de TI deve adotar a fim de modernizar sua organização para o mundo digital e transformar ideias em ações.

Defina seu verdadeiro objetivo de TI

Enquanto o modelo de TI industrial prioriza um centro de custo eficaz e eficiente, a abordagem de TI centrada em produtos busca um diferencial que acelere a entrega de valor aos clientes.

Reestruture sua organização para o desenvolvimento de produtos

Um dos princípios básicos do modelo de TI industrial é a centralização dos recursos de TI em uma única estrutura hierárquica. No entanto, a velocidade das mudanças tecnológicas, a transformação do cenário competitivo e as complexidades emergentes do mercado atual requerem que a área de TI tenha controle centralizado sobre um modelo organizacional em rede, a fim de perceber variações e aproveitar rapidamente as oportunidades à medida que elas surgem.

Financie produtos ao longo de seus ciclos de vida

Um modelo de financiamento de diversos estágios pode ajudar você a alinhar o financiamento e os resultados, além de capacitar o fluxo de valor do produto com a flexibilidade de focar nos resultados esperados. Planeje seu orçamento levando em conta a posição de cada produto no respectivo ciclo de vida. À medida que novos produtos são adicionados, agrupe-os em pastas por cliente, por negócio, por canal e por outras categorias para determinar onde os investimentos são feitos.

Concentre sua entrega em resultados diferenciados para o cliente

Quando os produtos e serviços são desenvolvidos e habilitados por tecnologias altamente disponíveis, a entrega pode ir além da natureza transacional da maioria das interações de negócios, adotando uma abordagem mais baseada na experiência. Faça dos clientes os cocriadores das experiências para que possam customizar as interações de acordo com suas expectativas.

Identifique como fornecer valor relevante aos seus clientes

Com o fluxo de valor, você identifica os recursos, serviços e outros comportamentos e requisitos não funcionais que precisam ser entregues pelo produto. Mapeie os processos, sistemas e atividades associados à formação de seus fluxos de valor para fornecer os resultados desejados. O gerenciamento do fluxo de valor pode ajudar a reduzir o desperdício, minimizar o desgaste das transferências e das etapas manuais e aumentar o fluxo de valor geral.

Meça seus resultados comerciais através do fluxo de valor

Tradicionalmente, as organizações de TI são vistas como centros de custo e funções de suporte. Essa mentalidade produz soluções pontuais para maior eficiência, qualidade aprimorada e custos unitários reduzidos na área de TI. As organizações centradas em produtos se concentram na velocidade e no rendimento, reduzindo o time to value de cada produto e permitindo que os clientes extraiam valor da lista não processada.

Priorize a criação de valor com base nas necessidades e experiências dos clientes

As organizações de TI estabelecidas normalmente controlam todo o portfólio de projetos de TI com alguma forma de escritório de gerenciamento de projetos (PMO) que usa as ferramentas e técnicas tradicionais de gerenciamento de projetos para controlar os marcos.

A TI centrada em produtos muda essa abordagem para um grupo de orquestração de valor (VOG), que mede e monitora a criação de valor. O VOG orquestra como o valor flui para os clientes, priorizando e sequenciando recursos na lista não processada do produto e coordenando as equipes de produto para resolver conflitos de recursos e planejamento.

Associe sua definição de produtividade aos resultados comerciais

No modelo de TI industrial, a produtividade é impulsionada principalmente pela automação de atividades manuais. Para impulsionar a produtividade e o rendimento em um modelo centrado em produtos, é preciso compreender as etapas que conduzem a um determinado resultado, otimizando cada fluxo de valor, eliminando o desperdício e digitalizando processos com automação inteligente e fluxos de trabalho inteligentes.

 

Mudar os modelos de TI não é uma tarefa simples. Em uma grande empresa, a transformação requer uma liderança comprometida e investimentos contínuos ao longo de 2 ou 3 anos para consolidar uma mudança sustentável. Embora essas mudanças sejam as bases, também há mudanças de cultura necessárias para solidificar a transformação. Não perca o próximo artigo, que abordará as mudanças de cultura que sua organização pode adotar para criar solidez organizacional e hábitos que sustentem uma transformação duradoura.

Estabeleça uma cultura aberta e ágil que promova a inovação contínua. Maximize a agilidade, reduza os riscos e crie ROI ao longo da jornada de modernização de aplicações.

Click here to rate this article

Rate this article :

Leia mais sobre Artificial Intelligence

Por que as empresas têm dificuldade de realizar uma transformação digital relevante? Conheça dois motivadores comuns

A evolução da transformação Não há mais um padrão possível para fazer negócios “como de costume” no mundo atual de interrupções contínuas. No entanto, a transição para uma nova forma de trabalho não tem sido simples, nem fácil. O primeiro desafio é descobrir o que funciona para gerar inovações. Nos últimos anos, empresas de todos […]

Continuar lendo

Acelere a transformação do marketing voltado à cognição com plataformas de dados de clientes

Para criar experiências excepcionais para os clientes, as organizações precisam ser capazes de antecipar suas necessidades e identificar oportunidades de atendê-las. As organizações de hoje têm acesso a quantidades incríveis de dados que podem ajudá-las a melhorar a experiência do cliente. No entanto, a maioria ainda não consegue tirar proveito desses dados.   Pode ser […]

Continuar lendo

Chegamos à era da viagem sem contato: da experimentação na pandemia à inovação no longo prazo

Companhias aéreas e aeroportos estão adotando tecnologias sem contato para manter os passageiros seguros e satisfeitos   Uma jornada sem contato começa com o primeiro toque. É incrível pensar que os aeroportos voltaram a estar movimentados, mesmo que a experiência seja drasticamente diferente de 15 meses atrás. As pessoas usam máscaras e mantêm o distanciamento […]

Continuar lendo