Multicloud Management

Líderes de TI avaliam o valor da migração de aplicações corporativas para a multinuvem

Compartilhe:

Como corresponder as cargas de trabalho à nuvem certa faz a diferença.

Nos próximos 3 anos, 98% das empresas planejam adotar uma arquitetura multinuvem. Porém, muitas estão lutando com a complexidade de integrar cargas de trabalho cruciais, como aplicações Oracle e SAP, em ambientes multinuvem híbridos.

De acordo com um recente estudo do IBM Market Development and Insights (MD&I), 43% dos líderes de TI citaram uma escassez de talento interno para gerenciar esses ambientes. Para combater essa falha, mais da metade usam pelo menos um provedor de serviços.

O estudo revela que a maioria dos líderes de TI vê vantagens significativas em executar aplicações corporativas na multinuvem, incluindo economia de custo, flexibilidade e escalabilidade. Joe Gallego, IBM Services Offering Manager, deu uma perspectiva do que está conduzindo a adoção: “Trata-se de velocidade e agilidade. Se você não está apto a fazer mudanças em seu sistema rápido o suficiente, seus concorrentes chegarão lá primeiro”.

O próximo capítulo da adoção da nuvem

As empresas precisam de uma estratégia de transformação digital que vá além das aplicações nativas de nuvem e inclua a migração de sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) anteriores para a nuvem.

Relatório: acelere a transformação digital com aplicações corporativas na nuvem

“Muitos clientes começaram sua mudança para a nuvem implementando aplicações voltadas para o cliente e nativas de nuvem. A maioria das cargas de trabalho de ERP tem sido gerenciada localmente há anos. Migrá-las para a nuvem é onde está o desafio e a oportunidade”, disse Gallego.

O estudo do MD&I descobriu que 43% dos líderes de TI citaram a capacidade de corresponder cargas de trabalho específicas com os fornecedores de nuvem corretos como o maior benefício de executar aplicações corporativas em ambientes multinuvem. Essa estratégia de otimização tem vários benefícios, inclusive:

  • Escalabilidade: a capacidade de escalar de forma eficiente é a principal vantagem da multinuvem, e 44% dos líderes de TI concordam. Uma única infraestrutura em nuvem fornece escalabilidade, mas uma abordagem multinuvem impulsiona isso, permitindo que empresas escalem cargas de trabalho para ambientes de nuvem mais adequados para tarefas específicas.
  • Potencial economia de custo: as nuvens públicas fornecem economia inerente, como pagar apenas pela capacidade de computação necessária e reduzir os custos de infraestrutura. A distribuição de cargas de trabalho para fornecedores de nuvem com base em seus pontos fortes relativos pode proporcionar eficiências adicionais. 49% dos líderes de TI que usam ambientes multinuvem perceberam a redução dos custos.
  • Flexibilidade: líderes de TI se preocupam com o aprisionamento tecnológico caso dependam de um único provedor de nuvem. Essa estratégia de provedor único pode levar a ineficiências e interrupções significativas caso seja necessária uma mudança nos provedores de nuvem. Novamente, a distribuição de cargas de trabalho corporativas entre diversos fornecedores de nuvem minimiza o risco e ajuda as empresas a evitar as limitações do aprisionamento tecnológico.

Melhor visibilidade

O relatório do MD&I também revela os benefícios de ter um único provedor de serviços gerenciado que esteja apto a gerenciar cargas de trabalho independentemente da nuvem na qual elas são executadas. Dos líderes entrevistados, 59% enfatizaram que usar um fornecedor para gerenciar aplicações corporativas entre nuvens é uma vantagem considerável. O atrativo? Um único fornecedor fornece às equipes uma visão consolidada das cargas de trabalho, incluindo o monitoramento de segurança e conformidade entre diversas nuvens. Ele também ajuda a promover economias de escala para os recursos de gerenciamento e otimizar o uso e as despesas de nuvem.

“De uma perspectiva financeira, eu quero ver o ROI com base em meus custos para um fornecedor específico e uma tarefa específica, assim, eu posso ver onde estou tendo o melhor retorno”, disse um CTO que participou da pesquisa do MD&I.

Outro insight: a maioria dos entrevistados (70%) disse que ter uma única visualização das aplicações entre as infraestruturas multinuvem é uma prioridade. “É uma questão de simplicidade e de ter uma interface com o usuário para uma experiência consistente em todos os setores”, disse Gallego.

Por fim, uma abordagem multinuvem pode aumentar a complexidade das operações de TI, mas os benefícios podem ajudar as organizações a acelerar as aplicações corporativas para explorar dados com mais efetividade, entregar novas aplicações e serviços e aumentar a vantagem competitiva.

Gerencie com confiança a transformação digital do seu negócio e adote um ambiente multi-nuvem

Se você estiver interessado em mais informações, entre em contato com um consultor aqui.

Click here to rate this article

Rate this article :

Leia mais sobre Multicloud Management

Como tornar sua organização mais resiliente digitalmente para que a crise se transforme em oportunidade

Fluxos de trabalho realmente inteligentes não apenas preveem o que precisa ser feito, como também atuam com base em IA, playbooks e cenários aceitos. Isso permite que eles se tornem cada vez mais resilientes por terem flexibilidade e agilidade integradas. As salas de colaboração e as plataformas de compartilhamento de dados podem reunir parceiros estratégicos […]

Continuar lendo

Acelere a transformação do marketing voltado à cognição com plataformas de dados de clientes

Para criar experiências excepcionais para os clientes, as organizações precisam ser capazes de antecipar suas necessidades e identificar oportunidades de atendê-las. As organizações de hoje têm acesso a quantidades incríveis de dados que podem ajudá-las a melhorar a experiência do cliente. No entanto, a maioria ainda não consegue tirar proveito desses dados.   Pode ser […]

Continuar lendo

Chegamos à era da viagem sem contato: da experimentação na pandemia à inovação no longo prazo

Companhias aéreas e aeroportos estão adotando tecnologias sem contato para manter os passageiros seguros e satisfeitos   Uma jornada sem contato começa com o primeiro toque. É incrível pensar que os aeroportos voltaram a estar movimentados, mesmo que a experiência seja drasticamente diferente de 15 meses atrás. As pessoas usam máscaras e mantêm o distanciamento […]

Continuar lendo