Multicloud Management

Dominando a complexidade do gerenciamento de TI em face da rápida mudança

Compartilhe:

Estudo mostra que as organizações de TI devem ajudar empresas a se transformar em um modelo mais ágil e escalável que possa se adaptar diante de turbulências e incertezas.

Muito antes de 2020, empresas estavam fazendo a transição para uma economia cada vez mais digital. Os eventos deste ano apenas tornaram essa transição ainda mais importante. Adaptar-se a uma equipe remota muito maior e promover o aumento da confiança da sociedade nas transações on-line exerceram muita pressão sobre as empresas em praticamente todos os setores. Se as organizações de TI não conseguirem acompanhar essa mudança global, as empresas que elas suportam irão derradeiramente falhar. Agora mais do que nunca, as equipes de TI devem ajudar as empresas a se transformar em um modelo mais ágil e escalável que possa se adaptar diante de turbulências e incertezas.

A função dos ambientes multinuvem híbridos

A TI empresarial se tornou complexa, dificultando o gerenciamento efetivo. As mudanças nas necessidades de negócio, as demandas inconstantes dos clientes e as arquiteturas fluídas de aplicações deixaram as equipes de TI na defensiva, tentando executar seus sistemas de forma eficiente. A adoção da multinuvem híbrida adiciona uma maior complexidade para gerenciar novos modelos de infraestrutura. Para que empresas permaneçam competitivas e bem-sucedidas, as organizações de TI devem aperfeiçoar o gerenciamento de TI para simplificar as operações e criar uma base que permita que suas empresas se ajustem às prioridades de negócios em constante mutação. Com uma matriz mais ampla de ferramentas de desenvolvimento e gerenciamento disponível, as equipes de TI sentem a pressão de entregar os mesmos níveis, ou até mesmo níveis maiores, de serviço que elas já alcançaram em sistemas no local. Parte dessa pressão vem dos consumidores de serviços de TI, que esperam e exigem modelos de serviço em hiperescala.

Recentemente, a IBM estabeleceu parceria com a 451 Research, parte da S&P Global Market Intelligence, para analisar os desafios apresentados pelos ambientes híbridos e o impacto que eles causam na empresa. O estudo considera o estado atual da infraestrutura de multinuvem híbrida e explora como melhorar as estratégias de gerenciamento para aprimorar a eficiência, aumentar a segurança e criar a resiliência.

Vamos explorar algumas descobertas deste relatório.

A infraestrutura de TI não está à altura do desafio. As empresas sempre exigiram muito das equipes de TI, mas isso se tornou totalmente verdadeiro em 2020. As empresas precisam de infraestrutura para oferecer iniciativas estratégicas, como a melhoria da experiência de cliente, a redução do time to market e a melhoria do ROI, por meio de abordagens de TI inovadoras. Neste momento, 70% das organizações disseram que sua infraestrutura de TI atende a menos da metade de suas necessidades

Os ambientes de TI não estão prontos para suportar novas estratégias de negócios. Para que seus ambientes de TI estejam onde eles precisam estar, as organizações de TI estão passando por significativa transformação. Mais de dois terços (67%) dos entrevistados na pesquisa disseram que sua infraestrutura de TI precisa de um alto nível de transformação para poder atingir os requisitos de negócios.

O gerenciamento efetivo da infraestrutura de TI permanece limitado. Uma necessidade fundamental da transformação é simplificar o gerenciamento de TI. O gerenciamento efetivo pode ajudar a proteger recursos de TI e a abordar questões relacionadas ao custo e à resiliência. Mas 83% dos entrevistados disseram que sua infraestrutura de TI poderia ser gerenciada de maneira mais eficaz do que é atualmente. Os entrevistados reconheceram os benefícios de estabelecer um único sistema de gerenciamento. Entre eles estavam operações mais eficientes, segurança aprimorada, resolução mais rápida de problemas e melhor tomada de decisão.

Parcerias enfrentam a complexidade do gerenciamento de TI

Este ano exigiu muito das organizações de TI e das empresas que elas suportam. O próximo ano provavelmente terá demandas similares ou até mesmo maiores. Com tanto em jogo, por onde você deve iniciar? Como você pode garantir o sucesso do gerenciamento de TI e da transformação de negócios?

Quando a 451 Research perguntou aos entrevistados sobre seus planos de melhoria do gerenciamento da infraestrutura de TI, 76% indicaram que usariam um parceiro em pelo menos uma parte de sua transformação. Um quarto dos entrevistados disse que eles planejam usar uma implementação hospedada, gerenciada ou SaaS para as suas aplicações. Quase todos indicaram que trabalhariam com um parceiro em projetos de longo prazo (24%) ou em engajamentos únicos (14%), com uma implicação lógica de que a empresa em algum momento assumiria o controle do gerenciamento após o parceiro auxiliar nos desafios iniciais e transmitir conhecimento suficiente para as equipes internas. E 13% planejam migrar partes do gerenciamento da infraestrutura inteiramente para um parceiro.

O apelo de contar com parceiros é óbvio: as parcerias removem o fardo do gerenciamento de infraestrutura das equipes de TI, permitindo que elas foquem no valor do core business e nos diferenciais competitivos. Essas respostas refletem um reconhecimento de que a utilização de conhecimento externo pode acelerar o progresso rumo aos objetivos estratégicos e ampliar as capacidades das equipes internas para enfrentar melhor os desafios futuros.

Leia mais sobre o que o estudo da 451 Research descobriu, baixando o relatório completo. O estudo perguntou a 1.805 funcionários seniores de negócios e de TI, responsáveis pelas tomadas de decisões no mundo inteiro, sobre suas experiências com o design e o uso da infraestrutura em nuvem híbrida. Ele analisa suas opiniões sobre o estado de suas infraestruturas de TI existentes, suas ferramentas e práticas de gerenciamento e seus planos futuros.

Gerencie seu ambiente de multinuvem híbrido enquanto transforma digitalmente seus negócios

Se você estiver interessado em saber mais, entre em contato com um consultor aqui.

Click here to rate this article

Rate this article :

Leia mais sobre Multicloud Management

A nuvem traz benefícios? Pode apostar que sim

Quatro recursos liberam serviços financeiros na nuvem pública. Quando você pensa em bancos, a primeira coisa que vem à mente provavelmente são as portas giratórias e os detectores de metal. Eles inspiram estabilidade, fidelidade, segurança e confiança. E se, hoje, o maior símbolo da confiabilidade rígida dos bancos fosse a nuvem, com a vantagem adicional […]

Continuar lendo

Qual tipo de nuvem ajuda as empresas de telecomunicação a criarem um mundo mais conectado?

As redes de telecomunicação criadas em uma nuvem híbrida aberta podem gerenciar picos imprevistos de demanda, como a onda de trabalho remoto que ocorreu em 2020. A rede de última geração está aqui. O 5G, a computação de borda e a nuvem estão abrindo o mundo de formas novas e inesperadas, conectando os consumidores e […]

Continuar lendo

A nuvem pode realmente tornar os bancos mais seguros e em conformidade?

Com uma abordagem de nuvem híbrida, os bancos podem superar as preocupações dos legisladores sobre as novas tecnologias Segurança e conformidade são as maiores prioridades dos bancos. A nuvem pode ajudá-los a lidar com ambos. John Duigenan é o novo diretor executivo de tecnologia global de serviços financeiros da IBM. Antes de ser nomeado ao cargo […]

Continuar lendo