Artificial Intelligence

É hora dos varejistas repensarem suas cadeias de suprimentos

Compartilhe:

 

A Inteligência Artificial (IA) tem fornecido aos varejistas novos insights sobre cada etapa na criação de seus produtos, apresentando oportunidades para eficiência e redução de custos. Mas o ditado “uma cadeia é apenas tão forte quanto seu elo mais fraco” ainda é verdadeiro. Surpresas com fatores imprevistos como eventos climáticos ou geopolíticos e mudanças nas condições de mercado apresentam desafios. Fluxos de trabalho inteligentes podem ajudar.

Os fluxos de trabalho inteligentes harmonizam tecnologias emergentes no back-end, no middle-end e no front-end do escritório, utilizando dados curados, para reimaginar qualquer processo em seus negócios.

Para os varejistas, o objetivo final é refazer cadeias de suprimentos para que não haja pontos cegos, o que, por sua vez, contribuiria para uma melhor experiência do cliente e serviria como um mecanismo de inovação. O mercado está mudando rapidamente, saiba como é possível manter-se à frente.

Fluxos de trabalho inteligentes são a chave para insights da cadeia de suprimentos

Hoje, os varejistas podem conduzir uma maior transformação em suas cadeias de suprimentos com uma colaboração mais próxima entre varejistas, fabricantes, fornecedores e parceiros de transporte. Ao utilizar os mesmos dados de origem, todas as partes podem entender quais produtos são necessários em qual momento, aumentando as eficiências.

Uma cadeia de suprimentos inteligente não apenas aumenta a transparência por meio da comunicação, mas também aumenta a elasticidade. Com a automação, os dados podem ser coletados em tempo real para fornecer uma visibilidade hiper localizada, o que dá aos varejistas a flexibilidade para expandir ou contratar manufatura e distribuição conforme necessário. Isso permite que a cadeia de suprimentos faça mais do que apenas suprir a demanda, mas que também a gere.

A demanda é um fator crítico em constante mudança na cadeia de suprimentos de qualquer varejista. A coleta de dados externos e a análise limitada podem, às vezes, gerar flutuações na demanda parecidas com um tsunami, provocando uma reação exagerada. Os fluxos de trabalho inteligentes, desenvolvidos com dados e análise, podem fornecer uma previsão mais precisa, o que ajudaria os varejistas no inventário disponível ou no reencaminhamento das remessas. Com informações hiper localizadas, os varejistas podem avaliar como eventos climáticos e específicos da comunidade, além de outros fatores locais, afetarão a demanda no nível da loja.

Por fim, esse grau de insight de ponta a ponta permite que um varejista modele sua experiência digital para os clientes com um nível de confiança orientada por dados jamais visto. Independentemente do canal, o cliente verá a verdade quando solicitar produtos ou verificar o status.

As cadeias de suprimentos suportadas por IA aumentam a transparência

Quando os varejistas têm insights sobre cada elemento de sua cadeia de suprimentos por meio de abordagens inteligentes de orquestração ou de blockchain, eles podem manter a segurança e a proveniência ética de seus produtos e materiais, capturando suas origens exatas — sejam eles um vestido, diamantes ou um produto fresco. Uma cadeia de suprimentos transparente permite que os varejistas revisem de perto cada aspecto da produção e distribuição e tomem decisões rápidas, caso eles saibam que houve uma falha na inspeção de um fornecedor ou se um fabricante de peças receber componentes de uma fábrica que adota práticas de trabalho antiéticas.

E não é apenas a produção e a distribuição que se beneficiam de uma cadeia de suprimentos suportada por IA. Ela pode fazer o mesmo de modo inverso. Garantias, recalls e trocas afetam o resultado tanto quanto as vendas. Foi relatado que houve mais de USD 100 bilhões em devoluções nos EUA após a temporada de férias em 2018, portanto, controlar o fluxo inverso pode minimizar perdas. Logísticas reversas precisam ser previstas tão cuidadosamente quanto as logísticas convencionais: qual loja recebeu o item, se um item está de volta na prateleira de uma loja ou em um armazém regional maior aguardando a destruição adequada ou se quaisquer materiais perigosos ou grandes precisam ser transportados com cuidados especiais, o que incorre em taxas de manuseio.

Entregando produtos no prazo, na hora certa

O objetivo final de uma cadeia de suprimentos é entregar o produto correto no prazo, no local correto e para o cliente ou estabelecimento correto. A automação e a análise conduzida por IA fornecem de maneira consistente o insight que um varejista precisa para prever e planejar com precisão, bem como para entregar uma experiência digital ideal para o cliente.

Para obter mais informações, veja esta demo interativa ou agende uma conversa conosco hoje para saber mais sobre como otimizar a visibilidade de sua cadeia de suprimentos com insights de IA.

Saiba mais

Promova a redução de custos por meio de análise preditiva de compras, bem como, de seus custos operacionais e, identifique rapidamente novas oportunidades de negócios, melhorando a maneira como você trabalha.

Assita esta conversa on demand

Aproveite a oportunidade de rever a sessão interativa “Resposta rápida aos desafios da cadeia de produção e distribuição”. Os serviços que a IBM pode fornecer à sua organização podem ajudá-lo para automatizar seus processos, economizar custos operacionais e obter dados relevantes para a tomada de decisão.

Por Saif Rivers

Click here to rate this article

Rate this article :

Leia mais sobre Artificial Intelligence

A oportunidade da RPA na área comercial

Tarefas repetitivas na área comercial, muitas vezes, representam um grande investimento de tempo e dinheiro para a empresa. Hoje, a tecnologia nos permite aproveitar o talento interno, empregando robôs para realizar as tarefas rotineiras de captura de dados de centenas de faturas e processamento de pedidos de compras, por exemplo. A Robotic Process Automation (RPA) […]

Continuar lendo

Banco Popular consegue transformar minutos em segundos com a RPA

Banco Popular consegue transformar minutos em segundos com a RPA. Banco Popular inicia seu percurso rumo à automatização com o IBM Robotic Proccess Automation. Com o aumento dos processos regulatórios, o Banco Popular, principal banco de Porto Rico, decidiu buscar novas tecnologias que pudessem satisfazer a demanda operacional após considerar metodologias manuais para lidar com […]

Continuar lendo

Transformação digital por meio de fluxos de trabalho: unificação da tecnologia e do capital humano

  Os problemas de negócios não seriam fáceis de resolver, caso pudessem ser resolvidos. É por isso que, com o suporte da tecnologia, é possível desenvolver implementações que aceleram o cumprimento dos objetivos e, uma excelente opção para isso, são os fluxos de trabalho inteligentes. Um fluxo de trabalho automatiza uma sequência repetitiva de operações usadas para […]

Continuar lendo