Business transformation

Combatendo a incerteza global com agilidade e tecnologia

Compartilhe:

 

As transformações tecnológicas e econômicas da última década têm sido algumas das mais drásticas da história e ajudam a explicar muitas das incertezas que os líderes de negócios estão enfrentando agora.

Para garantir o sucesso na próxima década, os líderes precisam estar preparados para agir e adaptar-se de maneiras novas e, muitas vezes, intimidantes. A tecnologia promoverá essa mudança e ajudará a solucioná-la. As maiores oportunidades estão na IA e nos dados para que o foco esteja tanto no cenário abrangente dos negócios, quanto em seus detalhes.

No entanto, os maiores investimentos serão em pessoas. Será necessário um novo tipo de mão de obra para realmente aproveitar essas tecnologias, um novo tipo de liderança para capitalizá-las e um foco renovado nos problemas globais para satisfazer os principais componentes desse cenário.

Aqui estão seis tendências de direcionamento dos negócios a partir de 2020, à medida que adentramos uma nova década. Elas terão um impacto na maneira em que as empresas gerenciam o dia a dia, em como é necessário antecipar essas mudanças e o que os líderes inteligentes precisam fazer para se preparar.

Agilidade das demandas de incerteza

A economia global está em um período de transformação histórica, com momentos de incerteza que provavelmente persistirão por algum tempo. A demanda industrial está evoluindo à medida que os consumidores esperam experiências completas, não apenas produtos físicos. As tensões do comércio global aumentam as diferenças entre as empresas capitalistas e as governamentais. Mudanças nas questões demográficas da mão de obra revelam déficits de competências e acirram a concorrência por talentos.

Os líderes de negócios precisam entender que a transformação econômica está afetando as organizações, bem como os trabalhadores e os consumidores. Eles devem responder tornando-se mais ágeis e adaptáveis a interrupções, além de continuar identificando oportunidades de vantagem competitiva para oferecer aos consumidores e clientes o valor que eles buscam.

O impacto da tecnologia ultrapassa sua aplicação

A preocupação com essa transição é natural, mas o que está acontecendo atualmente se enquadra em um padrão reconhecível no histórico de impactos da tecnologia.  Analisando a Primeira Revolução Industrial que começou no século 18, as máquinas de produção impulsionaram a produtividade na fabricação têxtil, na colheita da agricultura e no processamento de alimentos. De uma perspectiva socioeconômica, a tecnologia causou a redistribuição da população das áreas rurais para as cidades com fábricas e o surgimento da classe trabalhadora.

No momento, estamos no auge da Quarta Revolução Industrial. A tecnologia da informação tem impulsionado a produtividade entre os processos de negócios e colocado as transações na palma da mão do consumidor. As novas tecnologias, como IA, IoT, 5G e Blockchain acelerarão ainda mais a explosão dos dados. Os líderes de negócios precisam investir em capital humano e em propriedade intelectual juntamente com a tecnologia para facilitar o surgimento de novos processos de negócios, novos produtos, novos serviços e novos modelos de negócios, que serão necessários para garantir o sucesso.

A IA altera o modo em que o trabalho é realizado

A IA é bastante adequada para a execução de determinadas tarefas que usam aprendizado experimental, como planejamento de manutenção de equipamento e detecção de defeitos. Os trabalhadores colocam as habilidades comportamentais na equação, como o uso da intuição, a aplicação da criatividade e a criação de designs inovadores.  Por meio da execução de uma pequena parte das tarefas adequadas à IA nas diversas profissões, a pesquisa da IBM no Laboratório de Inteligência Artificial do Watson MIT-IBM mostra que a adoção da IA está ganhando força.

Isso está criando um conjunto novo e cada vez maior de requisitos para os trabalhadores e não está criando menos trabalhos, apenas está criando trabalhos diferentes.  As profissões e as tarefas estão sendo reorganizadas. Isso significa que as organizações precisam requalificar seus funcionários para trabalhar com a IA e buscar novas oportunidades para melhorar a produtividade. Ainda estamos no início, mas o ritmo está se acelerando.

Os dados são um material bruto que precisa ser refinado

Geralmente dizemos que os dados são o mais novo recurso natural. Assim como o petróleo é útil apenas em suas aplicações, como aquecimento, energia, produtos plásticos etc., os dados também são. A questão é a maneira de usá-los. O desafio para os líderes de negócios é organizar os dados e todas as suas fontes distintas, sejam dados de IoT, financeiros, de clientes ou de RH. As empresas precisam exibir os dados de forma clara e oportuna e não apenas entender o desempenho, mas também saber como melhorá-lo.

A IA é uma solução. Ela oferece o benefício de prever as necessidades futuras, seja para os consumidores, trabalhadores ou tomadores de decisão. E a IA é diferente por causa de sua capacidade de usar amplos conjuntos de dados não estruturados, resolver problemas de otimização não lineares e usar uma energia de computação rápida e barata.

Sustentabilidade e o consumidor

Em vários mercados, há consumidores expressando o desejo de obter práticas e produtos mais sustentáveis, principalmente, os consumidores mais novos. Os trabalhadores também já começaram a exigir isso.  Cada vez mais, estamos observando investidores preocupados com a sustentabilidade. Alguns desejam minimizar a responsabilidade corporativa, mas também desejam mais responsabilidade social.

As ferramentas tradicionais continuam insuficientes para combater esses problemas de abrangência global, que são muito maiores do que qualquer organização. É nesse ponto que tecnologias como Blockchain e IA podem derrubar as barreiras para combater problemas sérios, como transparência de produtos e créditos de carbono. As soluções já estão disponíveis e estão sendo promovidas pelas inovações e discussões.

Os líderes ágeis criam empresas e comunidades resilientes

A Business Roundtable fez um anúncio recente de que “as empresas devem beneficiar todas as partes interessadas”. Isso está se tornando o padrão. O tipo de valor de longo prazo que os acionistas exigem assumirá um compromisso com um conjunto mais amplo de componentes, incluindo clientes, funcionários, fornecedores e, principalmente, as comunidades em que vivemos e trabalhamos.

Isso exigirá uma realocação do capital para talento, pesquisa, sustentabilidade e responsabilidade social. Os líderes ágeis são aqueles que ajudam as empresas e as comunidades a avançarem na transformação. Não se trata apenas de negócios, mas também da natureza do trabalho, da educação e das políticas públicas, ou seja, tudo está envolvido. As empresas estão promovendo essa transformação.

O Dr. Martin Fleming, Economista Chefe da IBM, entrou na empresa em 1999 e está nesse cargo desde 2009.

Deseja ultrapassar os pilotos para a verdadeira transformação?

Saiba mais sobre como a IBM pode ajudar a transformar seus negócios

https://www.ibm.com/br-pt/services/business-continuity

Click here to rate this article

Rate this article :

Leia mais sobre Business transformation

Como as redes com capacidade de recuperação automática ajudam a manter o mundo digital estável e seguro

Pode nunca mais haver outro março de 2020, quando virtualmente, mas não digitalmente, grande parte do mundo parou devido à pandemia da COVID-19. Mas isso não significa que os provedores de telecomunicação não precisam estar preparados para choques semelhantes, ainda que menores, no futuro. Na verdade, interrupções de todos os tipos podem se tornar mais […]

Continuar lendo

IBM e Salesforce unem forças para ajudar a fornecer vacinas comprovadas e passes de saúde

As empresas estão promovendo parcerias para ajudar as organizações a lutarem pela reabertura segura após a pandemia de COVID-19 e oferecer maneiras de preservar a privacidade no compartilhamento de seus status de vacinação e saúde. As pessoas estão ansiosas pelo fim da COVID-19 e suas devastações. Conforme as vacinas começam a ser disponibilizadas nos Estados […]

Continuar lendo

Cementos Pacasmayo + IBM: Uma indústria em constante crescimento

Com o setor de construção em forte expansão no Peru, a Cementos Pacasmayo, um dos principais produtores de cimento do país, alcançou um crescimento significativo nos últimos anos. Com uma capacidade de produção anual de 4,9 milhões de toneladas em suas três fábricas, a Cementos Pacasmayo busca excelência operacional para conquistar novos mercados de construção. […]

Continuar lendo