Cloud Services

Cinco razões pelas quais sua organização deve migrar para aplicativos navitos na nuvem

Compartilhe:

 

De acordo com uma pesquisa recente da IBM com mais de 150 executivos sêniores, as organizações planejam mover 75% de seus aplicativos para a nuvem que ainda não estão nesse ambiente, nos próximos três anos. Antes de investir em qualquer mudança significativa na tecnologia que sua empresa usa, é essencial investigar a lucratividade do que ela pode oferecer. E esse é realmente um dos motivos mais fortes para considerar investir na adoção do modelo de nuvem nativa.

O modelo nativo de nuvem

Os aplicativos nativos da nuvem são projetados para capitalizar a escalabilidade e a flexibilidade da nuvem. Diferentemente dos aplicativos monolíticos tradicionais, os aplicativos em nuvem nativos são criados usando vários microsserviços independentes implantados em ambientes em nuvem.

O desenvolvimento baseado em nuvem adota uma abordagem ágil para criar novos aplicativos. Usando um modelo de entrega contínua baseado no Devops, as equipes de desenvolvedores de software podem adicionar novos recursos de maneira rápida, iterativa e automática a um aplicativo.

O desenvolvimento de aplicativos na nuvem nativa usa uma arquitetura de microsserviço. Nesse modelo, os desenvolvedores de software criam e mantêm um conjunto diferente de microsserviços livremente acoplados que juntos criam o aplicativo. Os desenvolvedores podem iterar cada microsserviço independentemente; Eles não precisam mais esperar que todos os componentes sejam atualizados antes de entregar o novo código em produção.

Normalmente, os microsserviços são implantados em contêineres e usam uma ferramenta de orquestração de contêineres, como o Kubernetes, para garantir a disponibilidade do serviço e dimensionar automaticamente os serviços de aplicativos.

Aproveitando os benefícios do modelo nativo de nuvem

Há muitas razões para criar novos aplicativos em vez de refazer os tradicionais. No entanto, o resultado desejado permanece o mesmo. Uma empresa deseja oferecer uma solução inovadora para usuários novos e existentes com rapidez e eficiência. Esses usuários desejam melhores experiências e novas maneiras de abordar sua lista de demandas. A orquestração, estruturas apropriadas e tecnologias especializadas podem ajudá-lo a atender a essa demanda.

Se você está considerando adotar esse modelo de computação em nuvem para fortalecer sua oferta de aplicativos, aqui estão cinco argumentos importantes a favor:

 

1. O desenvolvimento nativo em nuvem ajuda você a colocar seus aplicativos no mercado mais rapidamente

O modelo nativo em nuvem ajuda a oferecer novos recursos on-line para que os clientes possam usá-los imediatamente. Segundo a pesquisa da IBM, 73% dos executivos de desenvolvimento, executivos de TI e desenvolvedores disseram que esse modelo resultou em desenvolvimento e implementação mais rápidos. Como a abordagem baseada na nuvem promove a eficiência e a flexibilidade, isso estimula diretamente o crescimento dos negócios. Você pode escalar recursos para lidar com a demanda dos usuários e alcançar mais pessoas mais rapidamente. Ao usar essa plataforma em nuvem, sua empresa pode ser mais ágil e relevante com as atualizações de aplicativos. Esse tipo de integração contínua e de autoatendimento é popular entre os clientes, que se tornam mais propensos a comprar e usar o aplicativo, além de potencialmente contar a outros sobre isso.

 

2. O modelo nativo em nuvem permite melhorar o desempenho de aplicativos em tempo real.

Um dos maiores desafios que uma empresa enfrenta é acompanhar as mudanças nas expectativas dos clientes. Muitos usuários acreditam que as equipes de devops devem responder imediatamente às mudanças ou demandas repentinas. Muitos em sua base de clientes esperam que você saiba o que eles querem antes que eles digam algo sobre isso.

O modelo de construção em nuvem torna possível fornecer melhorias de desempenho sob demanda rapidamente. De fato, 75% dos entrevistados acreditavam ter mais flexibilidade para fazer essas alterações em tempo real com o modelo de nuvem nativa.

O resultado mais provável é que você terá suas expectativas atendidas em maior número e na primeira tentativa. A entrega contínua, mesmo com pequenas alterações, será notada e apreciada. A resposta rápida e até em tempo real pode até desafiar as expectativas mais altas, conforme você direciona cada demanda através da infraestrutura na nuvem.

 

3. Ajuda você a acompanhar a concorrência e sua base de clientes.

O 78% das empresas que planejam desenvolver aplicativos no próximo ano estão projetando, pelo menos um desses aplicativos, para serem nativas da nuvem. Isso significa que é hora de enfrentar a mudança ou encontrar-se em desvantagem para seus concorrentes.A adoção de tecnologias baseadas na nuvem ajuda a oferecer uma experiência sempre positiva ao cliente, mantendo a competitividade. Em alguns casos, o aumento dos recursos oferecidos pelo desenvolvimento de aplicativos em nuvem nativos, incluindo a capacidade de adicionar serviços de inteligência artificial ou blockchain, também pode colocá-lo à frente dos concorrentes.

 

4. O modelo nativo em nuvem ajuda a evitar a alteração de um aplicativo inteiro.

Em algum momento, fazer pequenas alterações nas plataformas de software levou meses de trabalho. Os aplicativos exigiram um tempo de inatividade considerável, enquanto os trabalhadores os ajustaram. O modelo de nuvem nativa elimina atrasos pesados para melhorias, economizando recursos e minimizando o tempo de inatividade.

Sua empresa também possui uma gama maior de opções eficientes de modernização. Por exemplo, você pode simplificar a transferência gerenciando um esforço de desenvolvimento em larga escala que a contém em uma nuvem pública. O processo fornece uma implantação rápida e simples em um ambiente aberto à modernização atual e futura.

 

5. Permite que você trabalhe com mais eficiência com outras empresas

À medida que você desenvolve mais soluções e plataformas por meio dessa abordagem baseada em nuvem, sua empresa pode integrar ou trabalhar com outras empresas, provedores de nuvem e aplicativos relacionados.

Você provavelmente já conhece a tendência de integração de mais ferramentas, aplicativos e plataformas. É uma maneira comprovada de otimizar o desempenho da infraestrutura subjacente da sua empresa. O movimento em direção ao código aberto provou ser um endereço que as empresas adotaram para oferecer mais soluções tudo em um para os usuários. Por exemplo, o Kubernetes, uma plataforma de código aberto originalmente desenvolvida pelos engenheiros do Google, atualmente possui um ecossistema de contribuintes ativo e crescente.

O modelo de nuvem nativa ajuda a atender às necessidades críticas dos negócios, facilitando o desenvolvimento da arquitetura de microsserviço. Essa arquitetura permite que equipes de devops menores, de sua própria empresa ou em associação com outras empresas, se concentrem em diferentes componentes. Como resultado, a associação produz novas funções integrativas e operacionalidade. Ambas as empresas obtêm benefícios enquanto satisfazem o público uma da outra.

Agora, a adoção é generalizada. Segundo a pesquisa, mais da metade (55%) dos novos aplicativos desenvolvidos no próximo ano serão nativos da nuvem. Entre os que adotaram o modelo hoje, 53% dos aplicativos são nativos da nuvem. As indústrias nas quais isso é difundido incluem governo, consórcios de blockchain, serviços financeiros e até pesquisa em saúde. Ao adotar esse modelo, haverá mais empresas para colaborar nos projetos.

Acelere o desenvolvimento ou a modernização de aplicativos.

Desde a construção de um novo aplicativo em nuvem nativa até a modernização de suas plataformas de software existentes, é hora de dar um passo em direção ao processo que pode simplificar e ampliar seus esforços. Para começar, recomendo que você revise a propriedade de seus aplicativos existentes para desenvolver uma estratégia e um roteiro que comece com seus objetivos de negócios e priorize quais aplicativos podem ser nativos da nuvem, com base nos resultados de negócios projetados. O gerenciamento de serviços em nuvem significa que você não precisa se preocupar com o funcionamento interno da nuvem da sua empresa e pode se concentrar na criação de aplicativos.

Click here to rate this article

Rate this article :

Leia mais sobre Cloud Services

Por que as empresas têm dificuldade de realizar uma transformação digital relevante? Conheça dois motivadores comuns

A evolução da transformação Não há mais um padrão possível para fazer negócios “como de costume” no mundo atual de interrupções contínuas. No entanto, a transição para uma nova forma de trabalho não tem sido simples, nem fácil. O primeiro desafio é descobrir o que funciona para gerar inovações. Nos últimos anos, empresas de todos […]

Continuar lendo

8 maneiras de modernizar seu gerenciamento de TI para ter uma empresa centrada em produtos

  Uma transformação digital de sucesso está fundamentalmente baseada nas funções de TI. Muitas das funções de TI tradicionais suportam estruturas organizacionais, modelos de gerenciamento, processos operacionais, forças de trabalho e sistemas que foram criados para resolver problemas de longa data, como grandes implementações de planejamento de recursos corporativos (ERP) ou programas de integração de […]

Continuar lendo

Como as redes com capacidade de recuperação automática ajudam a manter o mundo digital estável e seguro

Pode nunca mais haver outro março de 2020, quando virtualmente, mas não digitalmente, grande parte do mundo parou devido à pandemia da COVID-19. Mas isso não significa que os provedores de telecomunicação não precisam estar preparados para choques semelhantes, ainda que menores, no futuro. Na verdade, interrupções de todos os tipos podem se tornar mais […]

Continuar lendo