Desmistificando os preços do IBM Storage

By 17/05/2021

Por diversas vezes já ouvimos dizer que as soluções de armazenamento de dados da IBM são caras – as melhores do mercado, mas caras. Mas como chegamos a essa conclusão? Quais foram as análises realizadas para comprovar ou refutar essa suposta afirmação?

E o que é caro pra você? O dicionário define que caro é aquilo que tem preço elevado, cujo preço excede seu valor real, que custa sacrifícios ou grandes despesas. Mas antes mesmo de inferirmos que um determinado produto tem seu preço elevado é importante avaliar, inicialmente, quais são as minhas necessidades e como isso poderá me ajudar, para somente a partir daí poder escolher as opções existentes e decidir se a solução proposta é realmente cara ou não.

Já ouvi, em diversas situações, que as soluções de armazenamento da IBM são como uma Ferrari, muito bonita e potente, mas que não é para meu bolso. Certa vez, conversando com um cliente, ele me fez este mesmo comentário, e foi aí que tive a oportunidade de perguntar: “mas por que você acredita que as soluções da IBM têm essa característica (preços altos)?

Por incrível que pareça a resposta foi simplesmente: “porque ouvi falar e por isso optei por não  considerar em nosso processo de aquisição”.

É claro que existem diversas opções, mas é sempre importante avaliar o que de fato é importante e deve fazer parte do seu processo de aquisição; não simplesmente assumir que determinado produto ou solução possui um preço elevado.

Quando assumimos uma premissa criamos uma barreira e certamente, mesmo não sabendo, perdemos boas oportunidades, isso porque não avaliamos quais são as oportunidades que nos cercam e deixamos de pagar um preço justo ou até mesmo inferior por criar essa barreira. É importante ter, de maneira clara, quais são as necessidades que devem ser atendidas e a partir daí avaliar as opções, tais como desempenho, consumo de energia e espaço em data center, integração com a Cloud, réplica e migração de dados, virtualização externa e simplicidade, para somente então avaliar se as soluções propostas são realmente mais caras que as existentes no mercado ou se isso não passa de uma lenda.

Considerando estes fatores, também é importante avaliar como posso proteger o investimento sem comprometer a segurança e disponibilidade dos dados e aplicações, já que este é o principal fator que nos leva a uma análise mais detalhada antes de tomar uma decisão. Quando falamos de proteção de investimento é importante avaliar se a solução proposta se integra com o ambiente atual e com as aplicações existentes, e se no futuro será possível implementar um segundo data center com réplica de dados sem a necessidade de substituir todos os equipamentos, perdendo todo o investimento feito anteriormente.

Pensando nisso, a IBM vem inovando cada vez mais e desde 2020, anunciou a simplificação do portfolio de soluções de armazenamento IBM Storage FlashSystem e esta foi a mensagem que transmitimos ao modernizar nosso portfolio de armazenamento de dados.

É importante ressaltar que com esta simplificação não “eliminamos” outros modelos, apenas trouxemos a facilidade de gestão dos ambientes, simplificando o gerenciamento dos equipamentos, a gestão de dados e a integração entre os mais diversos tipos de solução de armazenamento, através do software Spectrum Virtualize, que tem mais de 10 anos de constante evolução. Com isso, disponibilizamos inovação, novos recursos e funcionalidades.

Associado a esta simplificação, implementamos o protocolo NVMe e NVMe-OF para otimizar o uso dos recursos e aproveitar toda a performance dos equipamentos Flash. Esta evolução traz um excelente desempenho dos módulos FlashCore (FCM), que inclui redução de dados integrados ao hardware e que ocorre de maneira tão rápida e eficiente quanto os dados podem ser gravados nos módulos.

A IBM dá um grande passo à frente com os novos módulos de 38.4TB e, embora pareça impressionante, não conta toda a história por trás desse desenvolvimento, uma vez que cada FCM oferece compactação de dados wid-speed.

Como a IBM oferece garantia de compressão, os clientes têm 76.8TB em um dispositivo de apenas 2.5”. Isso significa que se pode armazenar até 1.8PB de capacidade raw efetiva em apenas 2 unidades de rack (2 U’s), e sem nenhum impacto no desempenho.

Tudo isso está disponível em apenas 3 categorias de produtos:

–          IBM FlashSystem 5000

–          IBM FlashSystem 7200

–          IBM FlashSystem 9200

Para provar que a afirmação “IBM Storage é caro” é apenas uma lenda, estamos com ofertas nos produtos de entrada, recém lançados, e você pode conferir os valores e configurações aqui.

Se tiver dúvidas, quiser saber mais sobre os benefícios e como as soluções de IBM Storage se adaptam à sua realidade, converse com o nosso especialista aqui ou parceiros de negócios, para que possamos mostrar a você que é possível, sim, adquirir e implementar a melhor solução com o menor custo e garantir que o seu ambiente tenha a simplicidade que só nós da IBM podemos oferecer.

Se tiverem dúvidas e sugestões, estou ao inteiro dispor. Nos vemos no próximo post.

[autopilot_shortcode]