Automatize as operações do AIX e do IBM i com o Ansible no IBM Power Systems
As organizações de TI estão buscando ativamente maneiras de modernizar o desenvolvimento de software e as operações de TI. No entanto, a maioria delas utiliza vários ambientes operacionais para execução. De acordo com uma pesquisa de opinião da HelpSystem de 2020, com usuários do IBM i, mais de 80% dos entrevistados utilizam outros ambientes para execução, como o Linux, o AIX e o Windows, juntamente com o IBM i. Cada ambiente oferece suas próprias ferramentas e processos administrativos, o que dificulta o estabelecimento consistente de processos ágeis e de DevOps modernos. Geralmente, esses processos ágeis e de DevOps modernos são adotados somente em novas implementações. Portanto, como é possível aplicar esses processos em toda a pilha de TI com sucesso?
Comece estabelecendo uma abordagem consistente para automatizar as operações de TI nos vários ambientes de sistema operacional (SO). A compilação manual de um SO exige um período significativo de horas do administrador. Sua confiabilidade depende da experiência e das qualificações do mesmo. Na verdade, um dos desafios mais comuns que ouvimos dos usuários do AIX e do IBM i é que esse déficit de qualificações está aumentando. A maioria das organizações executa centenas desses ambientes. Isso significa que os administradores precisam repetir os processos de compilação em vários ambientes, além de validar se a linha de base de segurança foi aplicada corretamente. Com os processos manuais, há uma grande probabilidade de erros e atrasos. A automação desses processos permitirá que o time de administradores entregue rapidamente imagens de SO confiáveis sob demanda.
No entanto, a automação consistente entre vários ambientes de SO exige uma ferramenta que funcione em todos eles. O Red Hat Ansible Automation Platform é essa ferramenta. Ele é desenvolvido no projeto da comunidade de software livre patrocinado pela Red Hat e pode ser usado entre as equipes de TI, desde administradores de sistemas e de rede até desenvolvedores e gerentes. O Red Hat Ansible oferece soluções prontas para o uso corporativo a fim de automatizar o ciclo de vida inteiro da aplicação, desde os servidores e as nuvens até os containers e tudo que há entre eles.
O conteúdo do Ansible para o AIX e o IBM i permite que os usuários dos IBM Power Systems integrem esses sistemas operacionais em suas respectivas abordagens de automação corporativa baseadas no Ansible existentes. Isso também ajuda a solucionar o déficit de qualificações em AIX e IBM i, assim o time de administradores pode aproveitar as qualificações em Ansible existentes para automatizar esses ambientes. O Red Hat Ansible Certified Content for IBM Power Systems, entregue com o Red Hat Ansible Automation Platform, é desenvolvido para oferecer módulos fáceis de usar que podem acelerar a automação do gerenciamento de configuração do sistema operacional. Os usuários também podem aproveitar o conteúdo fornecido pela comunidade de software livre do Ansible (ou seja, sem suporte corporativo disponível) para automatizar as operações de nuvem híbrida nos IBM Power Systems.