Digitalizar ou ser digitalizado
Estive lendo um artigo sobre modernização de aplicações e surgiu a frase “seja digital ou seja digitalizado” e isso me fez pensar… Todos nós precisamos procurar as atividades que podem ser simplificadas e/ou automatizadas digitalmente. Mas, embora muitas coisas possam ser digitalizadas, isso não significa que deva. Há um custo associado ao esforço de digitalização e, a menos que haja um retorno adequado, é melhor deixá-lo de forma não digital ou até híbrida.
Por onde começar?
Estar ciente das possibilidades atuais e desafiar-se a identificar as oportunidades de digitalização é uma habilidade vital para a sobrevivência na economia digital. Por onde você começa? Basta começar perguntando ao seu time, regularmente: podemos acelerar ou simplificar o que estamos fazendo através da digitalização? A partir dessa resposta, iniciar um estudo detalhado de qual é o esforço e o investimento para isto. A marcha da digitalização está se movendo em um ritmo cada vez mais acelerado e precisamos permanecer à frente disso, para emprega-la corretamente a favor dos negócios de nossas empresas, mas como faze-lo?
Automação ao alcance dos clientes IBM i e AIX
A IBM tem trazido mais e mais recursos para ajudar seus clientes nesta macha para uma digitalização responsável. E uma destas poderosas ferramentas disponibilizadas para os clientes IBM i e AIX é o Ansible da Red Hat.
O Ansible é uma fantástica tecnologia baseada em código aberto que permite automatizar várias tarefas, como provisionamento em nuvem, gerenciamento de configuração e implantação de aplicativos. É fácil de usar, confiável e seguro. “Agentless”, ou seja, você não precisa instalar nada nos nós gerenciados. Simplesmente declare o que você deseja executar no seu ambiente de TI e a Ansible fará o resto sem precisar descrever explicitamente como.
O Ansible torna-se parte da base da infraestrutura de nuvem privada e pública para os clientes Power Systems em AIX, IBM i e Linux, permitindo automatizar serviços e compartilhar seu ambiente entre sua Cloud Privada com o PowerVC e a nova oferta na Cloud IBM: Power Systems Virtual Server. E mais, podem-se integrar serviços Ansible em outras plataformas como, por exemplo, ambientes IBM Z ou x86.
E a IBM vem trabalhando forte para disponibilizar no GitHub dezenas de “automações” para o AIX e IBM i com Ansible, oferecendo suporte às tarefas como execução de comandos, configurações de sistema e aplicativos, gerenciamento de tarefas, implantação de aplicativos, etc.
A automação é um mecanismo fundamental em qualquer transformação digital e o Red Hat® Ansible é uma ferramenta de automação abrangente projetada para ser poderosa e simples de usar. Assista ao vídeo, em inglês, e entenda como a automação Ansible para IBM Power Systems pode ajudar a sua empresa:
Quer falar com o especialista da IBM? Enviei uma mensagem com as suas necessidades de negócio que em breve o especialista entrará em contato com você.