Inovação para Inteligência Artificial e Big Data do IBM Storage

By 23/12/2019

Atualmente, a inteligência artificial (IA) já promove transformações nos negócios no mundo inteiro e fará isso cada vez mais. O IDC prevê que, até o final de 2019, 40% das iniciativas de transformação digital (DX) usarão serviços de IA. Até 2021, 75% das aplicações corporativas comerciais usarão IA, mais de 90% dos consumidores irão interagir com robôs de suporte ao cliente e mais de 50% dos novos robôs industriais utilizarão IA. [1]

Considerada a líder número 1 em receita no mercado de IA de 2016 a 2018 pelo IDC [2], a IBM está anunciando novas soluções e inovações importantes para os sistemas existentes, desenvolvidas para ajudar empresas de todos os tipos e tamanhos a preparar-se para os benefícios da utilização da IA e da próxima geração de análise de big data.

As soluções de análise de big data procuram por insights ocultos em grandes conjuntos de dados. As aplicações de IA levam isso a um novo patamar, aprendendo e se tornando mais eficazes, processando cada vez mais informações. Os possíveis benefícios são consideráveis e podem ajudar com a detecção de fraude e a segurança de dados de forma mais rápida e eficiente, com uma maior compreensão das complexas tendências de mercado, com maior eficiência e precisão na manufatura e com um atendimento ao cliente mais responsivo e inteligente, entre muitos outros benefícios. Mas, essas novas soluções trazem enorme pressão sobre a infraestrutura de TI tradicional. Empresas que não conseguem transformar sistemas existentes de maneira rentável para manipular, mover, armazenar e processar esses grandes fluxos de dados, podem não prosperar em um ambiente de negócios desse tipo.

Só a IBM aborda cada estágio do pipeline de dados de IA, desde a ingestão ao insight. Veja as soluções de armazenamento para IA.

A maneira mais simples de implementar nosso sistema de arquivos mais rápido e mais escalável para cargas de trabalho de IA e de big data

A IBM estabeleceu um ritmo acelerado de inovação e desenvolvimento de produtos, focada no fornecimento de soluções líderes de mercado para os requisitos das organizações orientadas por IA. A área crítica de ênfase é o gerenciamento e armazenamento de dados não estruturados. Anunciado em outubro de 2019, o IBM Elastic Storage System 3000 (ESS 3000) é o que há de mais recente em nossa linha de soluções de sistema de arquivos de alto desempenho e aumento de escala altamente flexível, criado para superar os maiores desafios de dados não estruturados. O ESS 3000 se integra às infraestruturas existentes para unificar dados e fornecer uma base na qual construir pipelines de dados de IA escaláveis e flexíveis. As principais tecnologias do ESS 3000 são usadas como o armazenamento para os supercomputadores Summit e Sierra no Oak Ridge National Laboratory e no Lawrence Livermore National Laboratory, atualmente os supercomputadores mais rápidos do planeta. [3] Agora, o novo ESS 3000 é a nossa maneira mais simples de implementar o mesmo armazenamento de classe mundial que os capacita, permitindo que você tenha uma pequena (ou grande) parte do armazenamento do supercomputador para suas próprias cargas de trabalho de IA e big data.

O ESS 3000 aproveita as vantagens da latência ultra baixa e do alto rendimento oferecidas pelo armazenamento flash do Non-Volatile Memory Express (NVMe). A solução de gerenciamento de dados em aumento de escala integrada foi projetada para ser uma das maneiras mais simples de implementar a tecnologia de sistema de arquivos de classe mundial. É possível iniciar com um único nó desenvolvido com NVMe e aumentar a capacidade, o desempenho e a resiliência, conforme necessário, com desempenho que escala praticamente de maneira linear com a capacidade. O ESS 3000 utiliza o IBM Spectrum Scale conteinerizado para gerenciamento e atualizações simplificadas. Os eficientes blocos de construção 2U iniciam em menos de 25 TB, com desempenho de 40 GB/s e escalabilidade em exabyte.

O ESS 3000 é baseado em uma plataforma IBM Storage desenvolvida com NVMe. Ele é uma solução pré-configurada e ajustada em uma única caixa para acelerar o time to value. A instalação conteinerizada e as atualizações de software ajudam a minimizar as demandas da equipe de TI, enquanto ajudam a maximizar a eficiência operacional. O IBM Spectrum Scale, então, otimiza a proteção de dados e a confiabilidade do sistema.

Conheça o novo ESS3000

O armazenamento de sistema de arquivos flexível e facilmente escalável é uma prioridade para muitos de nossos clientes,” observa Raj Randhawa, CEO da IBM Business Partner Horizon Computer Solutions. “Com a introdução de diversas aplicações novas de análise de big data e IA, nossos clientes estão recebendo um grande volume de dados não estruturados. Precisamos oferecer soluções para ajudar os clientes a superar esse desafio, permitindo que comecem aos poucos e consigam expandir seus negócios facilmente, o quanto for necessário. O novo IBM ESS 3000 ajudará a atender muito bem a esses requisitos, com o desempenho do NVMe e os recursos de multicloud. Nós estamos muito felizes com o anúncio dessa nova e poderosa solução do IBM Storage”.

Expandindo um ecossistema de dados abertos para IA e análise de dados

Junto com a nova solução ESS 3000, a IBM também está anunciando diversos aprimoramentos para os sistemas e linhas de produtos existentes. Os dados não estruturados são o combustível que alimenta as aplicações de IA e big data. Eles são um ativo importante produzido pelas operações de negócios e atividades de pesquisa no mundo inteiro. Porém, agregar valor a partir desse ativo requer tecnologias que unifiquem os insights de dados. Também requer uma tecnologia desenvolvida para abertura, interoperabilidade e para o gerenciamento e a otimização de dados até a escala exabyte. Este é o IBM Spectrum Discover.

Spectrum Discover desempenha a importante função de classificar e rotular dados com metadados customizados. Isso não apenas facilita a localização e a rechamada dos dados para análise, como, na verdade, pode aumentar o valor dos dados, inserindo semântica e significado adicionais.

De acordo com a nossa visão de oferecer insight para todos os dados não estruturados, onde quer que estejam armazenados, o IBM Spectrum Discover está expandindo o seu suporte para origens de dados com um novo conector de dados para o IBM Spectrum Protect. O novo conector permite que o IBM Spectrum Discover colete e estenda metadados para registros armazenados em sistemas de backup e proteção de dados gerenciados pelo IBM Spectrum Protect. Ele fornece insight excepcional, capacidade de descoberta e acesso a arquivos em ambientes de backup, informando a capacidade de restaurar dados específicos para camadas mais acessíveis de armazenamento, quando necessário para a análise de dados ou outros propósitos.

A IBM também está anunciando o IBM Spectrum Discover Application Catalog, um novo repositório suportado pela comunidade de Agentes de Ação de software livre que estende a funcionalidade do IBM Spectrum Discover. Os Agentes de Ação podem ajudar os usuários a suportar formatos de arquivo novos e proprietários, criar e estender fluxos de trabalho com comportamentos customizados e chamar ações em aplicações externas, dentre muitas outras tarefas. O catálogo ajudará os usuários do IBM Spectrum Discover a procurar extensões disponíveis e a instalá-las a partir de uma interface da linha de comandos (CLI). A IBM já alimentou o IBM Spectrum Discover Application Catalog com extratores de atributos estendidos para o IBM Spectrum Scale e o IBM Cloud Object Storage, além de um agente de amostras como um ponto de início para desenvolver seus próprios.

“Os aprimoramentos mais recentes do Spectrum Discover demonstram aos nossos clientes que o IBM Storage está fazendo investimentos substanciais e assumindo compromissos com relação a essa nova ferramenta de dados”, acrescenta Luca Tani, Storage Brand Manager do IBM Business Partner Var Group S.p.a. “Isso fortalece as nossas conversas com os nossos clientes sobre como podemos ajudá-los a mudar para a IA. O Spectrum Discover tem muito a oferecer”.

Outros anúncios no armazenamento para IA e big data

Spectrum Scale, o sistema de armazenamento definido por software que oferece maior potência ao IBM ESS 3000 e complemento de gerenciamento de dados ao IBM Spectrum Discover, não ficou parado nos últimos meses. A IBM está anunciando mais aprimoramentos, começando com um novo IBM Spectrum Scale Erasure Code Edition, que foi projetado para permitir a implementação em servidores de baixo custo com grande capacidade de armazenamento que proporcionam maior flexibilidade e rentabilidade. A nova edição oferece todos os recursos do IBM Spectrum Scale Data Management Edition: escalabilidade, desempenho, gerenciamento, conectividade de nuvem híbrida e suporte a contêiner, além da eficiência de armazenamento da poderosa codificação de apagamento distribuída pela IBM. Essa é uma excelente opção para ambientes de produção baseados em servidor de mercadorias que requerem durabilidade, confiabilidade e desempenho. A IBM também está lançando um IBM Spectrum Scale Developer Edition sem encargos para ambientes educacionais e de protótipo de laboratório. Ele fornece a funcionalidade completa do produto e não tem limitação de tempo para capacidades de até 12 TB.

Suporte incluído pelo IBM Spectrum Scale para a Interface de Armazenamento de Contêiner (CSI) padrão de mercado em todas as configurações e modelos de implementação do IBM Spectrum Scale. Essa versão mais recente do IBM Spectrum Scale também oferece maior fidelidade para o protocolo Apple SMB, suporte para modelos selecionados do IBM FlashSystem com thin provisioning ativado, monitoramento automatizado e relatório para uma variedade ainda maior de dados do sistema, além de ajuste de escala fácil para o recurso de monitoramento de centenas de nós. Também há um novo projeto testado anteriormente de IA/análise que simplifica a implementação de soluções de armazenamento otimizadas para cargas de trabalho de IA e análise de big data.

Uma nova versão da arquitetura do IBM Elastic Storage Server (ESS) demonstra que essa poderosa plataforma de armazenamento está inovando continuamente dentro de sua própria estrutura. Essa nova versão incorpora todos as atualizações mais recentes do IBM Spectrum Scale, além de incluir suporte para Red Hat Enterprise Linux 7.7 e para implementar novos nós do ESS 3000 junto com as soluções existentes do IBM Elastic Storage Server dentro de um único cluster.

A IBM está promovendo inovações e soluções que ajudam sua organização a obter o máximo da análise de big data e IA. A IA tem o poder de transformar os negócios. Seja um parceiro da IBM e deixe-a transformar os seus.

Tem mais informações disponíveis sobre o IBM Elastic Storage System 3000, o IBM Spectrum Scale, o IBM Storage for AI, o IBM Spectrum Discover e outros anúncios hoje.


[1] IDC: Previsão de armazenamento mundial para cargas de trabalho cognitivas/de IA, 2018–2022, 9 de abril de 2018

[2] IDC: Participações da inteligência artificial no mercado mundial, 2018: Steady Growth – POCs preparados para entrar em plena produção, Julho de 2019

[3] Lista TOP 500 – Junho de 2019

[autopilot_shortcode]