O IBM Z define o futuro da nuvem híbrida

By 15/05/2019

As apostas ainda são altas para os líderes de TI. Eles não precisam apenas responder às demandas dinâmicas dos negócios em tempo real, mas também otimizar as operações em seus ambientes cada vez mais complexos, multiplataforma e multicloud, enquanto gerenciam recursos e orçamentos. Em resumo, o mantra para os líderes de TI continua sendo “faça mais por menos”.

A IBM está anunciando novos serviços e recursos para o IBM Z® com o objetivo de posicioná-lo como um dos eixos de uma estratégia de nuvem híbrida segura. Nossa missão é dar mais confiança, flexibilidade e agilidade à sua organização na hora de construir e gerenciar seus ambientes. Oferecemos mais opções do que nunca para controlar seus negócios da maneira que você deseja[1], sem expô-lo aos altos custos normalmente associados a plataformas complexas.

Precificação “Cloud-like” simplifica o gerenciamento

Na era dos modelos híbridos e multicloud, tudo está conectado e os padrões de carga de trabalho estão mudando constantemente. Nesse ambiente, gerenciar a demanda por serviços de TI pode ser um grande desafio. E quando se trata de preços, a flexibilidade e o gerenciamento são considerações essenciais. Como mais clientes estão optando por um modelo de TI corporativa que incorpore uma nuvem on-premises (local), uma nuvem privada e uma nuvem pública, desenvolvemos um modelo de precificação como de nuvem, simples, para impulsionar a transformação.

Hoje, estamos apresentando o Tailored Fit Pricing for IBM Z, uma inovação revolucionária no modelo de precificação do ambiente de TI corporativo atual. Ele foi projetado para oferecer a simplicidade, a transparência e a flexibilidade do preço baseado no consumo, combinado com economias de escala para cargas de trabalho no IBM z/OS. O diferencialdeste modelo é que os preços se ajustam com o uso, eliminando a necessidade de limites complexos e restritivos, e também incorpora preços agressivos para o crescimento. A solução de capacidade, que também faz parte do Tailored Fit Pricing, permite que os clientes combinem cargas de trabalho para ajudar a maximizar a utilização da capacidade total da plataforma. Por fim, o Tailored Fit Pricing foi desenhado para liberar todo o poder da plataforma e garantir tempos de resposta ótimos e acordos de nível de serviço 24×7.

E não é apenas para a IBM. A Broadcom, um dos nossos parceiros de ecossistema, também anunciou hoje a disponibilidade de um modelo de precificação baseado no consumidor para suportar suas cargas de trabalho no mainframe, projetado para complementar e funcionar sem problemas com nossa estratégia de preços baseada em MSU. A mudança no modelo de precificação tornou-se imediatamente popular no ecossistema ISV. A BMC e a Compuware também fornecem suporte e oferecem seus próprios modelos de preços abertos e flexíveis, com o objetivo de proporcionar ao cliente uma experiência mais fluida.

Expanda seu portfólio de aplicativos

E não vamos parar por aí. Com esse espírito de incorporar ainda mais flexibilidade nas operações Z, a IBM também está anunciando IBM z/OS Container Extensions, projetado para modernizar e estender os aplicativos z/OS. Estamos oferecendo a nossos clientes a capacidade de executar o Linux no contêiner IBM Z Docker para suportar diretamente as cargas de trabalho do z/OS no mesmo sistema z/OS.

Com o z/OS Container Extensions, os clientes podem acessar as ferramentas e os processos de desenvolvimento mais recentes disponíveis no Linux no ecossistema Z, oferecendo aos desenvolvedores a flexibilidade de criar novos aplicativos de contêiner nativos na nuvem e implantá-los no z/OS sem necessidade do Linux ou de uma partição Linux.

Promova uma experiência universal em gerenciamento e desenvolvimento de nuvem

Finalmente, estamos apresentando o IBM z/OS Cloud Broker, que oferece aos usuários a capacidade de acessar e implementar recursos e serviços do z/OS no IBM Cloud Private e ajudá-los a obter uma experiência de desenvolvimento de nuvem mais transparente e universal.  O IBM z/OS Cloud Broker foi projetado para que os desenvolvedores de aplicativos em nuvem possam provisionar e desprovisionar ambientes do z/OS para suportar o ciclo de desenvolvimento do aplicativo.

O resultado? Design de gerenciamento simplificado e acesso a serviços críticos de negócios: o IBM z/OS Cloud Broker fornece um único plano de controle no z/OS, Linux on Z, Power e nuvem pública. Assim, isso pode ajudá-lo a otimizar a eficiência de gerenciamento e atingir a velocidade ideal para a inovação.

Naturalmente, no mundo híbrido e multicloud de hoje, escolha e controle são críticos. É por isso que essas novas ofertas serão especialmente poderosas quando combinadas com a família de serviços em nuvem do IBM Cloud Hyper Protect. Os desenvolvedores corporativos têm acesso à segurança e resiliência líderes do setor para modernizar seus aplicativos. O Hyper Protect oferece uma gama de opções de implementação on premise e off premise para estender os dados e serviços IBM Z, enquanto equilibra desempenho, disponibilidade ou segurança. No próximo mês, por exemplo, o banco de dados do Hyper Protect Database as a Service (DBaaS) será lançado. O DBaaS oferecerá suporte a desenvolvedores de aplicativos nativos na nuvem, fornecendo opções de banco de dados PostgreSQL e MongoDB Enterprise Advanced. Ele também oferece o mais alto nível de confidencialidade de dados para informações confidenciais, o FIPS 140-2 Nível 4.[2]

Como parte do objetivo da IBM de oferecer aos nossos clientes o controle completo das plataformas de nuvem híbridas nas quais eles dependem, não seria justo não reconhecer também nosso extenso portfólio de software, que foi cuidadosamente projetado para acelerar a transformação digital das organizações. Se você já iniciou sua própria transformação, isso pode soar familiar, mas estamos vendo que os clientes:

  1. Usam APIs e ferramentas de desenvolvimento nativas na nuvem para aproveitar melhor os ativos existentes ou desenvolver novos serviços.
  2. Aproveitam a análise operacional da TI para obter informações e eficiências de negócios.
  3. Integram de forma fluida as cargas de trabalho nas plataformas de nuvem, ou todas as opções acima.

No final, vemos o modelo híbrido e multicloud seguro como o futuro da TI corporativa, e o IBM Z é central para esse modelo. E isso é apenas o começo! Fique atento aos desenvolvimentos, novidades e anúncios que demonstram a liderança do IBM Z e de que maneira estamos definindo o futuro da nuvem híbrida.

[1] 80% dos clientes da IBM Z procuram fornecedores que ofereçam nuvem híbrida e privada. (IBM Sponsored Primary Research, MD&I Systems e Cloud NDB 2019)

[2] A publicação 140-2 do FIPS (Federal Information Processing Standard) é um padrão de segurança de computador do governo dos EUA usado para aprovar módulos criptográficos. É emitido pelo National Institute of Standards and Technology (NIST). O nível 4 é o nível mais alto de segurança.

 

[autopilot_shortcode]