IDC FutureScape: Este é o Futuro da TI
A tecnologia da informação está crescendo de forma mais rápida e inteligente. Esta é a conclusão do último estudo IDC FutureScape – Worldwide Enterprise Infrastructure 2018 Predictions.
O último estudo do FutureScape[1] apresenta as dez maiores previsões de infra-estrutura corporativa da IDC. Para os clientes de armazenamento da IBM, os destaques mais importantes incluem:
- O NVMe substituirá o SCSI como protocolo de escolha em matrizes de armazenamento de classe empresarial. Até 2021, mais de 25% dos gastos em matrizes all flash serão derivados de sistemas baseados em NVMe de ponta a ponta.
- 50% das infraestruturas corporativas empregarão inteligência cognitiva e artificial (IA) para melhorar a produtividade das empresas, gerir riscos e gerar redução global de custos.
- A despesa em serviços de dados em cloud híbrida para proteção de dados, integração e orquestração, segurança e conformidade e otimização de localização totalizarão mais de US$ 60 bilhões.
- 65% das empresas estarão implantando criptografia universal na infraestrutura do servidor para estar em conformidade com privacidade, integridade e confidencialidade dos dados.
As previsões do IDC FutureScape 2018 corroboram com a direção que a IBM vem tomando em inovação nos últimos anos:
- A IBM foi líder no desenvolvimento e implementação de novos protocolos de velocidade de memória como o NVMe e a Coherent Accelerator Processor Interface (CAPI).
- Nós não só oferecemos IA como um serviço com o IBM Watson, como agora estamos integrando capacidades cognitivas em nossas análises de armazenamento e suporte ao cliente.
- As soluções de armazenamento da IBM em todo o portfólio do IBM Spectrum Storage oferecem recursos e funcionalidades de nuvem híbrida.
- Hoje, quase 80% dos dados corporativos do mundo residem ou são originários de plataformas de computação mainframe,[2] e o IBM Z agora oferece criptografia em 100% dos dados com nossas matrizes DS8880 e sistemas de fita TS7700.
O IDC FutureScape destina-se a fornecer informações e orientações que ajudem as empresas a prosperar na economia digital moderna. Cada vez mais, as organizações devem aproveitar a tecnologia para criar novos modelos de negócios, experiências de clientes e produtos, direcionados por dados. Durante 50 anos, a IDC tem sido uma líder global em serviços de inteligência de mercado, assessoria e eventos para os mercados de TI, telecomunicações e tecnologia de consumo, ajudando os profissionais de TI, executivos e a comunidade de investimentos a tomar decisões baseadas em questões de compras e estratégia de negócios. Mais de 1.100 analistas da IDC trabalham para fornecer conhecimentos globais, regionais e locais sobre oportunidades e tendências de tecnologia e indústria em mais de 110 países.
Junto com as dez previsões sobre infraestrutura corporativa, o estudo da IDC também identifica algumas forças tecnológicas e aceleradores de inovação que permitem a transformação digital e criam disrupções nos segmentos de TI estabelecidos. Isso inclui a taxa acelerada de tecnologia e mudança de negócios, os impactos da IA e automação, sistemas legados que restringem a transformação e o abismo de diferença em desempenho entre as organizações líderes do mercados e os seguidores.
São essas forças que direcionarão os CIOs a embarcarem em três imperativos: modernização da base de TI; possibilidade de criar novos produtos e serviços; e desenvolvimento de organizações que planejam o futuro direcionadas por dados.
As previsões de 2018 tornam uma coisa perfeitamente clara: “Hoje, a sobrevivência do mais apto não está vinculada ao tamanho ou à força, mas a sua capacidade de mudar”.
[1] IDC FutureScape: Previsões da Infraestrutura Mundial de Empresas 2018, outubro de 2017, IDC # US43137417
[2] Não acredite no Myth-Information About the Mainframe; Janet L. Sun, SHARE Inc., julho de 2013 http://www.share.org/p/bl/et/blogid=2&blogaid=234