A cloud híbrida com mentalidade de transformação digital
CTO’s, líderes de TI e executivos de negócios encontram uma variedade de opções de infraestrutura para soluções baseadas na nuvem. Para ganhar uma perspectiva de como os líderes de negócios enxergam o papel de uma nuvem híbrida, enquanto eles transformam e abraçam as necessidades de uma economia digital, nós conversamos recentemente com Jo Peterson, Vice-Presidente dos serviços de Nuvem na Clarify360. A companhia de Peterson é uma boutique de consultoria altamente respeitada e uma de suas especialidades é a habilitação da nuvem.
P: O que os seus clientes estão perguntando sobre nuvem híbrida recentemente?
R: Eles querem saber como podem usar a nuvem da maneira mais eficiente para ajuda-los a competir. Para responder essa questão, nós começamos avaliando onde eles estão na jornada da nuvem. Para muitos deles, Nuvem Híbrida faz muito sentido.
R: Para os CTO’s preocupados em como manter a competitividade na organização, o que a cloud híbrida pode fazer por eles?
R: Isso é sobre agilidade, flexibilidade e o tempo até obter a receita que a nuvem providencia. Enquanto mais companhias abraçam as necessidades de uma economia digital, o ciclo de desenvolvimento das aplicações está sob intensa pressão. Imagine se uma grande organização varejista levasse meses para atualizar sua aplicação. Isso levaria a um grande declínio na receita. E não é apenas para organizações engajadas no comércio digital. Novos modelos de negócios estão forçando as companhias, de todos os tipos, para uma metodologia mais ágil.
Ambientes de nuvem híbrida possibilita que acelerem o processo de inovação para atingir novas demandas do mercado. Muitas companhias estão adotando uma estratégia de nuvem na dianteira com a filosofia de DevOps por trás. Eles perceberam que a nuvem híbrida é uma plataforma que irá mover seus projetos a frente, mais rapidamente.
P: Muitas organizações veem valor em acreditar nas aplicações de missão crítica, dados para os ambientes de mainframe e estão de fato expandindo o uso dos sistemas deles. O que você diria a eles?
R: A partir disso, a nuvem híbrida se torna uma resposta porque ela permite as organizações a usarem ambos serviços de nuvem e infraestrutura local ao mesmo tempo. Uma organização pode integrar sistemas de engajamento em uma nuvem pública com aplicações centrais de mainframe e dados locais ou dentro de uma nuvem de mainframe privado. Essa integração permite ao negócio aumentar e inovar, usando novos serviços de nuvem enquanto assegura uma alta performance consistente.
P: IBM z Systems são conhecidos pela sua segurança forte. Como vocês implementam aplicações de mainframe e dados para um novo serviço enquanto preserva a segurança?
R: Ele se resume a prover o nível certo de confiança para cada situação. Os negócios geralmente possuem um portal na web onde você pode procurar por informações como locações e horários de negócios. Esse portal pode ir em nuvens públicas e também em qualquer coisa associada com a visualização de uma conta de consumidor, realizar transações ou acessar registros médicos para um ambiente de nuvem seguro; sem isso, essa informação pode estar melhor alocada localmente. A organização pode segmentar acesso ao dado, provendo diferentes URLs, dependendo da atividade do consumidor e os requerimentos associados. Essa é a beleza da nuvem híbrida.
P: os ambientes multi-nuvem são uma boa opção para as empresas? Existe alguma consideração especial?
R: Companhias tipicamente possuem certas aplicações em certas nuvens por razões específicas. Eu estive advertindo as organizações de TI para três coisas: Primeiro, faça um inventário de todas as nuvens usadas na companhia – o número pode ser maior do que você pensa. Segundo, consiga uma ferramenta para monitorar o ambiente multi-nuvem. Dependendo da ferramenta, é possível assegurar qualquer coisa com uma simples cobrança e amostra para melhorar as várias nuvens. E terceiro, olhe pelos membros do time com conhecimento em nuvem e consiga um certificado de nuvem na plataforma escolhida pela empresa.
P: Como os líderes de TI podem suavizar o caminho no futuro, enquanto sua organização se move para o ambiente de nuvem híbrida, estendendo os dados centrais para novas aplicações ou outros implementos para a transformação digital?
R: Eu lembro meus clientes que essas mudanças não são apenas avanços tecnológicos, eles são também transformações culturais. Os líderes de TI realmente visionários estão comunicando sua estratégia através de tudo, de reuniões em grupos e até notícias da companhia. Eles estão tendo uma compra interna do pessoal deles através da organização e os ajudando a ver a TI mais como uma implementação de serviços, do que um gargalo. Para fazer isso, líderes de TI precisam perguntar a si mesmos o que eles estão fazendo para automatizar processos e reduzir a burocracia. Por exemplo, enquanto eles se mudam para nuvem híbrida, estão tendo a oportunidade para fazer da TI algo mais acessível para os usuários?
Você está pronto para transformar sua organização em algo que seja diferencial? Descubra como usando nuvens híbridas em sistemas de mainframe, ajudando rapidamente a introduzir novos aplicativos e serviços novos para parceiros, clientes e empregados.