Spectrum Scale, SDI e meu amor por motocicletas

By 06/09/2021

Andar de motocicleta é minha paixão. Ganhei minha primeira minimoto (uma engenhoca de duas rodas movida por um motor de cortador de grama) quando tinha 11 anos de idade. Desde então, estou pilotando. Amo pilotar, as vistas e os cheiros. A tecnologia em constante evolução é muito legal e igualmente importante. Estou sempre implementando melhorias na minha moto para que ela tenha mais potência, conforto, recursos, armazenamento e velocidade. Não consigo deixar a motocicleta da forma como saiu da loja. A personalização é o caminho

Tenho a mesma paixão pelo IBM Spectrum Scale, um software de armazenamento de escalabilidade horizontal, alto desempenho e serviços de dados corporativos com capacidade federada global, bem como pelo Spectrum Scale RAID, blocos de construção simples e escaláveis para as soluções de armazenamento em nuvem híbrida de alto desempenho do IBM Spectrum Scale. Gosto de trabalhar com nossos clientes para obter o máximo das implementações do Spectrum Scale, ajudando-os a atingir seus objetivos de negócios.

Já escrevi antes sobre essa comparação entre andar de motocicleta e o IBM Spectrum Scale, explicando que a escalabilidade vertical e horizontal de uma moto é muito parecida com os recursos do Spectrum Scale.

Eu escrevi:

O hardware no qual o IBM Spectrum Scale é executado pode ser visto como o motor de uma motocicleta. Se deseja aumentar a potência do seu motor, você aumenta o Spectrum Scale fazendo upgrade para um sistema mais potente, adicionando mais poder de processamento, memória e assim por diante. Quanto mais potência uma moto tem, menos esforço é necessário para me mover de um local para outro. Da mesma maneira, a escalabilidade vertical do Spectrum Scale permitirá que ele funcione com mais rapidez e eficiência.

O processo de “escalabilidade horizontal” é semelhante a adicionar capacidade de armazenamento à sua motocicleta. É possível fazer a escalabilidade horizontal do Spectrum Scale incluindo componentes adicionais, neste caso, mais armazenamento em disco ou unidade de estado sólido (SSD). Podemos ampliar ainda mais o Spectrum Scale incluindo servidores NSD adicionais no cluster. Isso seria semelhante a incluir um motor adicional em uma motocicleta ou substituir o motor de 2 cilindros por um motor de 4 cilindros. No entanto, no Spectrum Scale, o processo de escalabilidade horizontal é muito mais fácil!

Hoje, essa analogia ainda parece adequada.

Se você está falando sobre motocicletas, pode comprar um novo modelo com novos recursos. A nova moto teria recursos como “desligamento do cilindro traseiro” para não superaquecer no trânsito. Isso se aplica apenas a motores refrigerados a ar. Outro recurso é um software que controla o desempenho do motor. Por exemplo, muitas motocicletas agora têm uma seleção “regular, esporte e cruzeiro” que muda as proporções de manobrabilidade, ar e combustível dependendo do modo selecionado. Se você gosta de gadgets, pode fazer um upgrade ou, como eu, pode ficar com sua motocicleta mais velha e aproveitar as atualizações de software com novos recursos. Isso permitiria ter alguns recursos (atualizações de GPS, rádio por satélite, mapeamento de percurso) que podem não fazer parte da motocicleta original. Isso vai variar porque, assim como o software e o hardware, há limitações para os upgrades.

Quanto ao Spectrum Scale e o Elastic Storage Server (Spectrum Scale GPFS Native RAID), os novos modelos e software suplantaram os modelos antigos. Parte do software não é mais compatível e a base precisa de um upgrade para dar suporte à nova mudança. Entretanto, sempre há a opção de permanecer na configuração atual até o momento em que você precisa fazer um upgrade/atualizar ou corre o risco de não ter mais suporte. Não recomendo isso. É melhor fazer o upgrade antes do fim da vida útil de um produto/solução.

É sempre uma questão de decidir. Devo comprar uma nova motocicleta? Ou devo ficar onde estou e fazer o upgrade do software que gerencia e aciona a moto? Os clientes do Spectrum precisam tomar decisões semelhantes quando pensam em fazer o upgrade do software que atualmente executa o Spectrum Scale, ESS ou qualquer outra infraestrutura em seus data centers.

As atualizações de software corrigem problemas, adicionam recursos e funções e melhoram ainda mais a operação dos sistemas. É algo que deverá ser considerado, especialmente se você estiver com N-2 ou mais versões atrás. É altamente provável que, em um nível N-3, seu conjunto de software não seja mais compatível e o upgrade seja uma necessidade. Veja desta forma: você montou uma motocicleta muito confiável e confortável, com uma ótima experiência de condução (por exemplo, GPS, música, conforto) que oferece suporte à sua “carga de trabalho” de forma confiável e tem um desempenho muito bom. Os upgrades mais recentes do software e até mesmo do hardware (motor, transmissão) melhorarão ainda mais a condução. Por que não fazer o mesmo com a infraestrutura definida por software (SDI) e a infraestrutura de armazenamento definido por software (SDS)?

As motocicletas estão perfeitamente bem e recebem suporte por décadas. Isso não acontece com operações críticas de negócios que têm um impacto direto sobre seus clientes. Você deve fornecer a infraestrutura de SDI/SDS mais atualizada, rápida e confiável. Caso contrário, corre o risco de ter problemas de satisfação do cliente e, principalmente, o risco de afetar seus negócios.

Os clientes precisam avaliar todas as mudanças possíveis. Algumas são críticas. Mas outras precisam ser examinadas de perto. Como afetarão positivamente ou negativamente os negócios? “Quem essa mudança vai afetar”? Qual é o impacto para “o Quem”? E “Por que” devo mudar? Se você conseguir responder à pergunta “Quem, Qual e Por Que” com mais prós do que contras, poderá ser muito benéfico fazer o upgrade para mais recursos de “escalabilidade horizontal e vertical”.

Contact us today if you’re looking for support to scale up and scale out your storage infrastructure.

[autopilot_shortcode]