Aumente a resiliência cibernética e mais com o IBM Storage
Quando nossos clientes conversam conosco sobre suas preocupações de armazenamento, descobrimos que a cibersegurança, o custo e a implementação da nuvem híbrida geralmente é uma de suas prioridades. Hoje estamos lançando novos recursos de resiliência cibernética que ajudarão nossos clientes a proteger seus dados, onde quer que estejam.
Esse blog aborda os seguintes assuntos:
- Melhoria da resiliência cibernética com o Safeguarded Copy for IBM FlashSystem
- Melhor desempenho e disponibilidade com os novos modelos de armazenamento de mainframe
Melhore a resiliência cibernética com o Safeguarded Copy for IBM FlashSystem
O crime cibernético continua a ser uma grande preocupação para os negócios. De acordo com um estudo, a cada 11 segundos há grande probabilidade de uma empresa ser alvo de um ataque cibernético e o custo total desses ataques pode exceder USD 6 trilhões somente em 20211. Quase todos os dias surgem relatos de novos ataques.
As abordagens tradicionais de proteção de dados atendem bem ao seu propósito, mas não são adequadas o suficiente para oferecer proteção contra ataques cibernéticos, que podem criptografar ou corromper seus dados. A replicação remota para recuperação de desastres replicará todas as mudanças, maliciosas ou não, para a cópia remota. Os dados armazenados na mídia off-line ou na nuvem podem demorar muito tempo para se recuperar de um ataque generalizado. A recuperação pode resultar em alguns dias úteis ou semanas de indisponibilidade.
É necessário implementar uma solução que combina a proteção das cópias off-line com a velocidade das cópias locais
O que a IBM oferece
A nova função do Safeguarded Copy para o IBM FlashSystem® e o IBM SAN Volume Controller foi criada para ajudar as empresas a se recuperarem de maneira rápida e segura de um ataque cibernético, ajudando a reduzir o tempo de recuperação para minutos ou horas2.
O Safeguarded Copy cria automaticamente capturas de tela imutáveis e eficientes, de acordo com o planejamento. Essas capturas de tela são armazenadas especialmente pelo sistema e não podem ser conectadas aos servidores, criando um isolamento físico lógico dos malwares ou de outras ameaças. Além disso, não podem ser alteradas ou excluídas, exceto se determinado pelo planejamento prévio, o que ajuda a proteger contra erros ou ações da equipe.
Caso ocorra um ataque, nosso software de orquestração IBM Copy Services Manager ajudará a identificar o melhor backup do Safeguarded a ser usado e automatizará o processo para restaurar os dados para volumes on-line. Como uma ação de restauração usa a mesma tecnologia de captura de tela, ela ocorre em tempo real, ou seja, mais rápido que o uso de cópias off-line ou cópias armazenadas na nuvem.
Com a virtualização de armazenamento no FlashSystem e no IBM SAN Volume Controller, é possível aproveitar os benefícios da cópia protegida em mais de 500 sistemas de armazenamento diferentes da IBM e de todos os principais provedores.
“Manter nossos dados seguros é nossa prioridade”, afirma Alexander Würflinger, CIO, Archdiocese Salzburg. “Como um usuário do IBM FlashSystem, estamos ansiosos para implementar o Safeguarded Copy para assegurar que sempre haja uma cópia de dados totalmente protegida e à prova de violação, se necessário, para nos recuperarmos rapidamente de qualquer forma de ataque”.
A detecção de uma ameaça antes que ela apareça pode ajudar a agilizar ainda mais a recuperação. O IBM Security QRadar® é um sistema de gerenciamento de ameaças e de gerenciamento de eventos e informações de segurança (SIEM) que monitora as atividades buscando sinais que podem indicar o início de um ataque, como logins efetuados a partir de endereços IP suspeitos ou fora do horário comercial. Agora o IBM QRadar pode chamar o Safeguarded Copy de maneira proativa para criar um backup protegido ao primeiro sinal de uma ameaça.
Ofereça melhor desempenho e disponibilidade com os novos modelos de armazenamento de mainframe
De acordo com a pesquisa CIO Tech Poll: Tech Priorities de 2021, 46% dos líderes de TI pretendem aumentar seus investimentos em inteligência artificial (IA) e em aprendizado de máquina nos próximos 12 meses3.
Lembrete: os projetos de IA e big data apresentam grandes requisitos de uso de dados e armazenamento. Para investir nessas tecnologias, as empresas precisarão de uma infraestrutura de armazenamento adequada3.
O que a IBM oferece
A IBM está lançando uma nova geração de Storage for IBM Z Systems projetados para oferecer o melhor desempenho e disponibilidade. O desempenho aprimorado proporciona maior capacidade para novas aplicações críticas de IA e aprendizado de máquina.
Em primeiro lugar, o IBM DS8980F oferece dez vezes mais disponibilidade, ou seja, 99,99999% ou uma média de apenas 3 segundos de tempo de indisponibilidade por ano. O sistema também tem mais que o dobro da capacidade de cache e de largura de banda, com adaptadores de host de fibre channel de 32 GB/s. A combinação desses aprimoramentos resulta em uma redução de 25% no tempo de resposta para uma aplicação crítica semelhante a um banco de dados de mainframe, o que ajuda a incluir funções como IA para extrair mais valor de seus dados no IBM Z4.
O novo IBM TS7770 possui um cache de atualização que oferece o mesmo desempenho em apenas uma gaveta se comparado a dez gavetas de unidades de disco, permitindo que precise menos espaço em rack. O novo TS7770, DS8910F e a rede agora podem ser combinados em um único rack, o que reduz a necessidade de espaço físico em 50% em comparação com os sistemas separadamente.
Próximas etapas
Para saber mais sobre os novos recursos disponíveis no portfólio de armazenamento da IBM, fale com o especialista.