Por que as empresas estão optando pela nuvem híbrida?
As estratégias de nuvem híbrida geram mais valor do que as abordagens de nuvem única e fornecedor único.
Nas minhas conversas com clientes sobre a jornada deles para a nuvem, é evidente que muitos veem a nuvem como o objetivo final, olhar para os ambientes em nuvem como um recurso dentro da infraestrutura de TI mais ampla.
Pela minha experiência, esse tipo de foco de implementação singular não produz os resultados esperados. Uma abordagem mais eficaz é utilizar uma estratégia de nuvem híbrida que permita tirar o máximo proveito do que cada ambiente local e em nuvem tem a oferecer.
Uma pesquisa mostrou que as empresas obtiveram 2,5 vezes o valor comercial da nuvem híbrida em comparação com uma abordagem apenas de nuvem pública. [1]
Usar ou não usar a nuvem? Esta não deveria ser a questão
Ao adotar uma abordagem híbrida, você não está mais questionando se vai “usar ou não usar a nuvem” e, sim, se perguntando “qual é o problema que estou tentando resolver?” e “qual ambiente e quais fluxos de trabalho da minha infraestrutura oferecerão a melhor solução?”.
Confira abaixo alguns exemplos:
Caso de uso para utilizar uma infraestrutura em nuvem híbrida
- Problema: meus workloads essenciais precisam de uma solução de recuperação de desastres para garantir que eu possa acessar meus dados de maneira confiável, caso seja necessário. Seguindo aquele famoso provérbio, não quero colocar todos os ovos em uma única cesta. Além disso, não tenho capacidade para manter uma segunda cópia de todos esses dados localmente.
- Solução: a recuperação de desastres é um caso de uso para a nuvem pública. Nesse cenário, os dados que residem principalmente no local podem ser colocados em camadas na nuvem para armazenamento de backup, com espelhamento quase em tempo real no ambiente local para fins de consistência de dados.
- Fluxo de trabalho híbrido: para esse caso de uso, você precisa de um software desenvolvido para um fluxo de trabalho híbrido. Isso significa que o software oferece, na nuvem pública, a mesma interface de gerenciamento consistente que você está acostumado a executar em seu ambiente local. Também oferece uma visão holística de toda a sua infraestrutura de TI.
A importância da infraestrutura local para a sua jornada rumo à nuvem
Existem 3 processos ou modelos de transição de aplicações e workloads para ambientes em nuvem:
Nascidos na nuvem. Aplicações e serviços nativos em nuvem que usam ferramentas e microsserviços de infraestrutura em nuvem para executar a aplicação crítica.
Lift-and-shift. As aplicações originalmente desenvolvidas para execução local agora são portadas para execução em ambientes em nuvem. Embora a implementação em nuvem aconteça, você pode não ver o verdadeiro valor operacional e de escala dessa abordagem.
Refatoradas (modernizadas). Aplicações originalmente desenvolvidas para consumo local, reescritas usando arquiteturas de microsserviços em nuvem ou conteinerizadas. Sua aplicação pode não ter nascido na nuvem, mas funcionará como se tivesse!
Independentemente do ponto em que você está na jornada para a nuvem – por jornada, refiro-me a engatinhar (lift-and-shift), caminhar (modernizar) e correr (fluxos de trabalho híbridos) – é crucial manter os investimentos na sua infraestrutura local.
Um estudo de 2021 da Forrester Consulting [2] constatou que a maioria das organizações pesquisadas adiou as atualizações de infraestrutura algumas vezes nos últimos 5 anos, priorizando outras iniciativas de TI em detrimento de investimentos no local.
Após os adiamentos, metade dos tomadores de decisão de TI encontrou vulnerabilidades de segurança, 44% relataram custos mais altos e 39% se depararam com restrições de compatibilidade.
O estudo faz questão de enfatizar que “[A] continuação do compromisso com a computação tradicional não representa insucesso de seguir em frente”.
Crie uma estratégia de nuvem híbrida que respalde as suas atuais necessidades de negócios e seja dimensionada para atender às suas futuras metas
Nutrir seu ambiente local é fundamental para uma estratégia sustentável de longo prazo. Prepare seus investimentos para o futuro, garantindo que sejam desenvolvidos com um fluxo de trabalho híbrido em mente. Assim, você terá suporte em todas as fases da sua jornada para a nuvem.
Em resumo: crie uma estratégia híbrida que lhe permita utilizar os ambientes locais e em nuvem, bem como uma infraestrutura de TI que será dimensionada para atender às suas necessidades.
O IBM Storage reconhece os desafios que você enfrenta. Por isso, equipou a família IBM FlashSystem® com um software que oferece acesso à nuvem. Cada solução FlashSystem é fornecida com o IBM Spectrum® Virtualize, uma base de software premiada que oferece armazenamento simplificado em ambientes heterogêneos.
Com o Spectrum Virtualize no local (no mesmo pacote que o IBM FlashSystem) e o IBM Spectrum Virtualize for Public Cloud, você pode ter uma única solução de nuvem para suas necessidades de armazenamento, em vez de uma abordagem isolada com diferentes soluções para diferentes provedores.
Além disso, você pode otimizar ainda mais seu fluxo de trabalho híbrido utilizando um software como o IBM Storage Insights com inteligência artificial para monitorar seus dados, independentemente de onde estejam, no local ou na nuvem.
Próximos passos
Surgiu alguma dúvida ou quer falar com alguém da IBM? Entre em contato com a gente!
- Preencha este pequeno formulário e diga-nos como podemos ajudar. Entraremos em contato com você em 1 dia útil.
[1]“Outperforming Businesses: Realize 2.5-x value with a hybrid cloud platform approach”, um estudo patrocinado, realizado pela Hurwitz & Associates em nome da IBM, 2020. https://www.ibm.com/downloads/cas/O2XY9XM1
[2] “The Key To Enterprise Hybrid Cloud Strategy”, um estudo anual comissionado, realizado pela Forrester Consulting em nome da IBM, em janeiro de 2021.