Simplificando o armazenamento para containers, edge e nuvem híbrida
À medida que mais empresas recorrem a nuvens híbridas para impulsionar sua transformação digital, a necessidade de garantir a acessibilidade de dados em toda a empresa, do data center até a borda, aumenta.
Frequentemente dispersada geograficamente e desconectada do data center, a computação de borda pode armazenar grandes quantidades de dados que poderiam ser utilizados em análises e IA. De acordo com um relatório recente da IDC, o número de novos processos operacionais implantados na infraestrutura de borda crescerá de menos de 20% para mais de 90% em 2024[1], à medida que a engenharia digital acelera a convergência TI/OT.
A IBM está enfrentando esse desafio com vários produtos de armazenamento inovadores. Anunciado hoje, o IBM Spectrum Fusion é uma solução de armazenamento definido por software (SDS) nativa de container, que combina a tecnologia de sistema de arquivo paralelo geral confiável da IBM (IBM Spectrum® Scale) e seu software de proteção de dados líder (IBM Spectrumâ Protect). Este produto integrado simplifica o acesso e a disponibilidade de dados do data center até a borda da rede e em ambientes de nuvem pública.
Além disso, anunciamos o novo IBM Elastic Storageâ System 3200, um sistema de armazenamento de controlador totalmente flash, equipado com IBM Spectrum Scale. O novo modelo 2U oferece 100% mais desempenho do que seu antecessor e até 367 TB de capacidade por nó[2].
Estamos empenhados em ajudar nossos clientes a impulsionar suas transformações, fornecendo soluções que tornam mais fácil descobrir, acessar e gerenciar dados em seus ambientes de nuvem híbrida cada vez mais complexos. Os anúncios de hoje são testemunhos dessa estratégia.
IBM Spectrum Fusion
O IBM Spectrum Fusion é uma solução de dados nativa em container de nuvem híbrida para Red Hatâ OpenShiftâ. Ele “funde” a plataforma de armazenamento com serviços de armazenamento e é desenvolvido com base na tecnologia líder de mercado do IBM Spectrum Scale com gerenciamento avançado de arquivos e acesso global a dados.
O IBM Spectrum Fusion será oferecido em 2 iterações: um sistema de infraestrutura hiperconvergente (HCI), com vencimento no 2º semestre de 2021, e uma solução de software SDS, com vencimento em 2022.
A edição HCI será o primeiro sistema hiperconvergente centrado em container da indústria. Embora os sistemas HCI da concorrência suportem containers, a maioria é centrada em VM. O IBM Spectrum Fusion é desenvolvido e vem preparado para o uso containers, rodando no Red Hat OpenShift e contará com as seguintes características:
- Dispositivo HCI integrado para containers e VMs, usando o
Red Hat OpenShift; - Acesso a dados globais com Active File Management (AFM);
- Resiliência de dados para backup e recuperação localmente e remotamente;
- Simples instalação e manutenção de hardware e software;
- Plataforma de dados globais que se estende das nuvens públicas às instalações locais ou de borda;
- Integração ao IBM Cloud® Satellite e ao Red Hat ACM;
- Pode ser dimensionado de 6 até 20 servidores (com opções aprimoradas de GPU HPC NVIDIA).
“O IBM Spectrum Fusion HCI oferecerá aos nossos clientes uma base avançada de armazenamento nativo de container e serviços de armazenamento de dados de nível corporativo para implementações em container e nuvem híbrida”, disse Bob Elliot, vice-presidente de Storage Sales da Mainline Information Systems. “No mundo atual, nossos clientes desejam alavancar os dados da borda ao data center central e à nuvem e, com o IBM Spectrum Fusion HCI, eles poderão fazer isso com facilidade e perfeição.”
Em 2022, o IBM Spectrum Fusion também será disponibilizado como uma solução de armazenamento independente e definida por software.[3]
Armazenamento de última geração criado para IA e nuvem híbrida de alto desempenho
IBM também está apresentando o nó de sistema de arquivos de escalabilidade horizontal com o mais alto desempenho já lançado para o IBM Spectrum Scale. Contando com gerenciamento avançado de arquivos e acesso a dados globais, o novo Elastic Storage System (ESS) 3200 é um gabinete de unidade de 2 racks com flash totalmente NVMe que entrega rendimento de 80 GB/s, 100% mais rápido que o modelo ESS 3000 anterior.[4]
“O mais novo membro da IBM em ofertas de armazenamento de nível corporativo, o ESS 3200 com IBM Spectrum Scale oferece uma plataforma de dados mais rápida e confiável para cargas de trabalho de HPC e IA/ML, permitindo que meus clientes acelerem o alcance de resultados”. – John Zawistowski, executivo de soluções de sistemas globais da Sycomp
A solução foi concebida para uma fácil implementação e pode ser dimensionada de configurações de 48 TB a 8 YB de capacidade global em um só namespace global, abrangendo perfeitamente os ambientes de borda, data center central e nuvem híbrida. Com opções de 100 Gbps Ethernet ou 200 Gbps InfiniBand, o sistema foi concebido para as mais exigentes cargas de trabalho corporativas e de IA, análise de dados e big data de alto desempenho.