Check-ups preventivos: você faz todo ano. Por que não fazer com seu armazenamento?

By 12/03/2021

Como muitas liderenças de TI, seu ambiente de TI provavelmente envolve uma mistura de soluções no local e na nuvem. Provavelmente, você também descobriu que uma abordagem multicloud híbrida tem mais chance de atender suas necessidades e as dos clientes. Esteja seu armazenamento de dados no local ou na nuvem, é fundamental manter sua infraestrutura de armazenamento em bom funcionamento – afinal de contas, os dados podem ser o recurso mais valioso de um negócio. Como líder de TI, você deve estar se perguntando: “Será que meu armazenamento está funcionando bem?”.

Qual é a melhor maneira de garantir que um ambiente de armazenamento ou de armazenamento definido por software (SDS) ofereça o funcionamento ideal? Através de verificações regulares. Neste post, quero abordar o conceito e a realidade das verificações de funcionamento do armazenamento para ambientes de armazenamento definido por software (SDS), o por que você precisa deles e o que eles envolvem. As verificações de funcionamento para armazenamento SDS de bloco, de arquivo ou de objeto serão semelhantes.

Por que seu SDS precisa de verificações de funcionamento regulares 

Assim como sua saúde, a saúde dos seus ambientes de armazenamento pode mudar ao longo do tempo. Cargas de trabalho mudam, requisitos mudam e casos de uso mudam. E quando eles mudam, é necessário revisar sua infraestrutura para garantir que ela acompanhe o ambiente em evolução. Seu armazenamento precisa de check-ups periódicos, assim como você.

Pense nisto: conforme você envelhece, ocorrem mudanças na sua saúde, algumas boas, outras nem tanto. Para manter uma boa saúde, algumas pessoas malham, mudam a alimentação e fazem exames preventivos regulares. Outras não se adaptam às exigências e às cargas de trabalho mais diversificadas da vida e sofrem com a falta de saúde. Seu armazenamento e seus ambientes de SDS também precisam de check-ups regulares para se manterem em forma. Além do mais, à medida que seus casos de uso evoluem, é importante garantir que seu armazenamento ou sua infraestrutura de SDS possa atender a essas necessidades emergentee.

Se você ainda estiver se perguntando por que fazer uma verificação de funcionamento do armazenamento, pergunte a si mesmo:

  • Há problemas operacionais com sua atual infraestrutura de SDS?
  • Você tem curiosidades sobre sua atual configuração?
  • Ela atende as melhores práticas do provedor de armazenamento e do seu caso de uso?
  • Há alguma área de sua infraestrutura de SDS com que você deve se preocupar?

Se você respondeu “sim” para alguma dessas perguntas, talvez seja necessário pedir ao provedor de armazenamento ou SDS para fazer uma verificação de funcionamento básica e te ajudar a melhorar o desempenho do armazenamento.

Funcionamento do armazenamento e do SDS: o que levar em consideração

Ao fazer uma verificação de funcionamento de armazenamento, você precisa revisar as seguintes áreas. Esta não é uma lista completa, mas é um bom ponto de partida. A partir desta revisão inicial, é possível mergulhar mais a fundo conforme a necessidade.

  • Rede – O armazenamento definido por software, como IBM Elastic Storage Server e IBM Spectrum Scale, é altamente dependente de redes equilibradas e em perfeito funcionamento. Para revisar perfeitamente o funcionamento e o desempenho de diferentes tipos de armazenamento dependentes de rede, você precisa selecionar as ferramentas corretas para as redes sendo usadas.
  • Desempenho – Para SDS, especificamente armazenamento de arquivo, é importante fazer uma avaliação do sistema de arquivo e da rede utilizando ferramentas que simulem as leituras e gravações do sistema de arquivo. Por exemplo, quando se trabalha com o IBM Spectrum Scale ou IBM Elastic Storage System, há duas ferramentas que podem simular o protocolo de leituras e gravações paralelas do Spectrum Scale. Essas ferramentas são a gpfsperf, que mede o desempenho do sistema de arquivo, e a nsdperf, que mede o desempenho do Spectrum Scale ou a rede de daemon ou de dados de alta velocidade ESS.
  • Mídia de armazenamento – Como está o funcionamento? Há várias ferramentas para serem usadas durante a revisão do funcionamento e do desempenho. Lembre-se de que NVMe, discos SSD e discos HDD utilizarão diferentes ferramentas, portanto, certifique-se de combiná-los para o tipo de mídia de armazenamento. Os discos são o item com maior probabilidade de falhar em uma infraestrutura de armazenamento, portanto, considere se aprofundar mais no desempenho e na funcionalidade como parte da verificação de funcionamento.
  • Sistema operacional – Temos núcleos suficientes? O que é uso de CPU? Quanto de memória está sendo consumida?
  • Escopo da verificação de funcionamento – O que a verificação de funcionamento está medindo e revisando? Algumas verificações de funcionamento não avaliam desempenho, mas sim o funcionamento básico do subsistema de armazenamento. É necessário determinar de qual tipo de verificação de funcionamento ou avaliação você precisa, pois isso exigirá diferentes ferramentas e qualificações.

Lembre-se: esta lista não é de forma alguma aprofundada. Uma verificação de funcionamento pode incluir avaliações e recomendações adicionais, dependendo do seu ambiente e dos motivos para buscar esse tipo de serviço.

Deixe o especialista em armazenamento ajudar você

Após determinar que você precisa revisar seu ambiente de SDS, é recomendável trabalhar com especialistas em armazenamento que realizam verificações de funcionamento regularmente. Eles terão conhecimentos e recursos à disposição que sua equipe de TI pode não ter.

Agende uma reunião com o especialista aqui, compartilhe seus desafios e necessidades de hoje. Logo ele entrará em contato para ajudar na realização de verificações de funcionamento e de avaliações de desempenho em sua infraestrutura de IBM Storage e SDS, juntamente com uma variedade de outros serviços para sua infraestrutura de nuvem híbrida.

Quer explorar mais as soluções de armazenamento? Visite nossa página aqui.

 

[autopilot_shortcode]