IBM Power Systems anuncia o novo processador POWER10
A mudança acelerada para modelos de nuvem híbrida no mundo inteiro requer novas ferramentas para oferecer maior flexibilidade, eficiência e privacidade entre os sistemas usados pelas empresas todos os dias. Este mês, a IBM anunciou o processador POWER10 na conferência Hot Chips 2020, trazendo um conjunto inovador de recursos para atender a essas necessidades.
O processador IBM POWER10 reforça a crença da IBM na quarta plataforma de TI: a nuvem híbrida. Com hardware co-otimizado para software Red Hat, os servidores baseados em IBM POWER10 entregarão o futuro da nuvem híbrida quando forem disponibilizados na segunda metade de 2021.
O processador IBM POWER10 é equipado com aprimoramentos para atender às demandas de capacidade, privacidade, eficiência energética, elasticidade e escalabilidade. Além disso, o processador POWER10 pode integrar a inteligência artificial (IA) em aplicações de negócios para conduzir o futuro da computação corporativa.
Inovações do processador POWER10
Algumas das novidades do processador POWER10 incluem:
- O primeiro processador 7nm comercializado pela IBM, previsto para fornecer uma melhoria de até 3x na capacidade e na eficiência energética do processador dentro da mesma estrutura do IBM POWER9, permitindo maior desempenho.
- Suporte para clusters de memória multi-petabyte com uma nova tecnologia revolucionária chamada concepção de memória, projetada para melhorar a capacidade de nuvem e a economia para aplicações críticas com uso intensivo de memória de ISVs, como SAP, o SAS Institute, entre outros, além da inferência do grande modelo de IA.
- Novos recursos de privacidade ativados por hardware, inclusive criptografia de memória transparente desenvolvida para suportar a segurança de ponta a ponta. O processador IBM POWER10 foi projetado para atingir desempenho de criptografia significativamente mais rápido com quatro vezes o número de mecanismos de criptografia de AES. Em comparação com o IBM POWER9, o POWER10 foi atualizado para os padrões mais exigentes atualmente e antecipou futuros padrões criptográficos, como a criptografia pós-quântica e totalmente homomórfica, além de trazer novos aprimoramentos para a segurança de container.
- Novas arquiteturas de núcleo de processador no processador IBM POWER10 com um acelerador matemático de matriz integrada que foi extrapolado para fornecer inferência de IA 10x, 15x e 20x mais rápida para cálculos FP32, BFloat16 e INT8, respectivamente, por soquete, do que o processador IBM POWER9 para integrar a IA em aplicações de negócios e possibilitar maiores insights.
Projetado ao longo de cinco anos com centenas de patentes novas e pendentes, o processador IBM POWER10 é uma importante evolução no roadmap da IBM para POWER. Espera-se que sistemas que fazem uso do IBM POWER10 estejam disponíveis na segunda metade de 2021.
A Samsung fabricará o processador IBM POWER10, combinando a manufatura do semicondutor líder de mercado da Samsung com os designs de CPU da IBM.
>> Para obter mais informações sobre o IBM Power Systems, explore aqui.
Se deseja conversar com o especialista para entender como o IBM Power Systems pode ajudar seus negócios, enviei suas dúvidas e desafios aqui que logo ele entrará em contato.