Estamos migrando para a nuvem rápido demais?

By 17/06/2020

Periodicamente, nós convidamos líderes do mercado para compartilhar suas opiniões e insights sobre as tendências atuais de tecnologia no blog de Infraestrutura de TI da IBM. As opiniões expressas nesses posts são pessoais e não refletem necessariamente o ponto de vista da IBM.

Os provedores de tecnologia de nuvem que oferecem serviços de multicloud e de nuvem pública híbrida, bem como de iniciativas nativas de nuvem, ganham bilhões de dólares com a indústria. Porém, é necessário avaliar se estamos deixando de levantar alguns pontos importantes ao discutir migrações de tecnologia. Empresas de médio e grande porte possuem alta tecnologia em seu parque tecnológico local ou hospedadas em um determinado data center. Em toda infraestrutura, sempre há mudanças a serem feitas em relação a requisitos específicos da nuvem, ainda mais em um programa de desenvolvimento inicial na nuvem (cloud first).

Eu sou um grande defensor da reutilização e da transformação de dados desde o ponto de partida dos projetos, pois isso reduzirá a quantidade de serviços em camadas que você precisará comprar para aproveitar seus dados ao máximo. Mas, é necessário colocar esses serviços em camadas em nossa infraestrutura? A resposta mais provável é “depende”.

Um estudo recente da Forrester, realizado junto com a IBM, revela as intenções dos CTOs/CIOs ao tomar essas decisões de nuvem. Os ambientes corporativos de tecnologia passaram por diversas atualizações ao longo das últimas décadas e resultaram em serviços de nuvem híbrida para as aplicações/serviços específicos da linha de negócios. Nossa tecnologia local é vista como um fardo de gerenciamento, um problema de custo de propriedade e, muitas vezes, como uma tecnologia ultrapassada! Embora algumas dessas afirmações possam ser consideradas corretas (dependendo de seu ponto de vista), vou abrir uma discussão sobre os seguintes pontos:

  • A digitalização não precisa necessariamente de uma abordagem de nuvem externa. Ela requer planejamento e foco para escolher a solução correta. Se esse método é usado, eu aposto que alguns de vocês concordarão comigo quando eu digo que “a tecnologia local é sua primeira opção” antes de terceirizar sua infraestrutura de TI crítica.
  • A tecnologia local, mesmo mais heterogênea, evoluiu para atender as novas demandas digitais com a criação de serviços híbridos. A tecnologia estática local passou por diversas dificuldades relacionadas aos serviços de API e controles anos atrás e nós as superamos com a nuvem.

Como a infraestrutura de nuvem híbrida pode ajudar seus negócios?

As descobertas do novo relatório da Forrester também resumem as tendências atuais de compra de serviços de nuvem, destacando que as infraestruturas corporativas de TI não são uma solução que serve para todos da mesma forma e que a adoção de nuvem híbrida é considerada a melhor opção, mas não está sendo colocada em prática… ainda.

Plataformas como o IBM Z tiveram mais investimentos de pesquisa e desenvolvimento do que a maioria das plataformas de tecnologia (bilhões) e a última geração do z15 reflete esses avanços, que são simplesmente fenomenais!

IBM Z, LinuxONE ou até mesmo mainframe, o termo agora tão utilizado para essa tecnologia, são todos elementos incríveis de tecnologia e são uma nuvem pronta para uso (se você deseja usar dessa maneira). Eu tenho acompanhado essa tecnologia há muitos anos e posso dizer que, se eu tivesse a opção de diversos provedores oferecendo serviços (modelos de nuvem híbrida), além de ter que lidar com contratos intermináveis para assegurar que todas as obrigações estejam cobertas, eu não o faria! Quem faria? Se eu posso ter tecnologia corporativa local com os melhores serviços de segurança, velocidade e resiliência integrada em um provedor, eu aceitaria!

Mas, hoje é frequente a demanda por APIs sem limite para que possamos utilizar no futuro e, portanto, optamos pela nuvem híbrida pública. Mas, há tantos pontos a serem ponderados ao considerar essa opção: segurança, gerenciamento, agilidade e escala, velocidade, acesso e muito mais. Por que não optar por tecnologia local adequada às suas necessidades com a migração para provedores de nuvem híbrida?

As plataformas IBM Systems não apenas fornecem uma grande infraestrutura de tecnologia, mas também possuem criptografia em toda parte com velocidades que não podem ser alcançadas pelas tecnologias mainstream mais convencionais. Elas possuem conectores de nuvem híbrida integrados, elas criptografam em hardware, software e em trânsito com as novas opções de segurança de dados de passaporte e são rápidas, muito rápidas!

Suportar 2,4 milhões de contêineres do Docker em um único sistema e manipular 19 bilhões de transações da web criptografadas por dia sem exigir muito esforço são dois exemplos.

Onde quero chegar é, não adote automaticamente serviços externos usando iniciativas de nuvem. Pesquise e veja o que funciona para você. A tecnologia de nuvem só se desenvolverá mais à medida que aumentarmos a interconectividade de serviços personalizados, mas isso também poderá gerar maior complexidade de gerenciamento e manutenção.

Você ficará surpreso com os resultados que mostram as novas tendências na área da tecnologia corporativa, baixe o estudo mais recente da Forrester: A chave para a estratégia de multicloud híbrida empresarial.

Acesse todo o conteúdo gratuito do Think, o evento que reuniu mais de 100.000 pessoas em 2020: https://ibm.biz/BdqvRP

[autopilot_shortcode]