Em direção ao futuro da nuvem híbrida: Red Hat OpenShift agora está disponível para IBM Z e LinuxONE

By 26/02/2020

Hoje temos o prazer de anunciar que Red Hat OpenShift Container Platform está disponível para IBM Z® e IBM. A Red Hat é líder em nuvem híbrida e Kubernetes empresarial, com mais de 1.000 clientes já usando o Red Hat OpenShift Container Platform. Com a disponibilidade do OpenShift para IBM Z e LinuxONE, o mundo ágil de contêineres nativos na nuvem e o Kubernetes agora estão reforçados pelos recursos de segurança, escalabilidade e confiabilidade dos servidores corporativos da IBM.

Os contêineres são a próxima geração de computação definida por software que as empresas aproveitarão para acelerar suas iniciativas de transformação digital”, afirma Gary Chen, diretor de pesquisa da IDC. “A IDC estima que 71% das organizações estão no processo de implementação de contêineres e orquestração ou já as está usando regularmente, além disso, a IDC prevê que a oportunidade mundial de software de infraestrutura de contêiner está crescendo a um CAGR  de 63,9% em cinco anos e deverá atingir mais de US $ 1,5 bilhão até 2022.” 

A disponibilidade do OpenShift para Z e LinuxONE é um marco importante tanto para a multicloud híbrida como para a computação corporativa. O OpenShift suporta aplicações nativas da nuvem que são construídas uma vez e implementadas em qualquer lugar, e agora se estendem aos servidores corporativos locais, como IBM Z e LinuxONE. Esta oferta é o resultado da colaboração entre as equipes de desenvolvimento da IBM e da Red Hat e discussões com os primeiros clientes que começaram a utilizar.

Construa uma vez

Hoje, as organizações buscam trazer inovação de negócio para o mercado com mais rapidez e eficiência. Os contêineres permitem que as aplicações sejam empacotadas juntamente com suas dependências de software, e o Kubernetes adiciona ferramentas poderosas para gerenciar um grande número de contêineres e orquestrar o ciclo de vida completo da aplicação.

O OpenShift reúne as principais tecnologias de código aberto do Linux, contêineres e Kubernetes, adiciona recursos adicionais de código aberto, como ferramentas para desenvolvedores e um registro, fortalece, testa e otimiza o software para uso em produção empresarial.

Trabalhando com o IBM Hybrid Cloud, também desenvolvemos um roteiro sólido para trazer o ecossistema de software empresarial para a plataforma OpenShift. O IBM Cloud Paks containeriza os principais componentes de software IBM e de código aberto para ajudar a permitir o desenvolvimento e a entrega mais rápidos de aplicações empresariais.

Anunciamos também que o IBM Cloud Pak for Applications está disponível para IBM Z e LinuxONE, o que permite a  modernização de aplicações existentes e a criação de novas aplicações nativas da nuvem. Além disso, como anunciado em agosto de 2019, nossa intenção é entregar o Cloud Paks adicionais para IBM Z e LinuxONE.

Implemente em qualquer lugar

Ao combinar a agilidade e a portabilidade da Red Hat Open OpenShift e IBM Cloud Paks com os recursos de segurança, escalabilidade e confiabilidade do IBM Z e LinuxONE, as empresas terão as ferramentas para criar novas aplicações nativas da nuvem e também modernizar as aplicações atuais. A implementação da Red Hat OpenShift e IBM Cloud Paks no IBM Z e LinuxONE reforça os pontos fortes e oferece benefícios adicionais:

  • A escalabilidade vertical permite que grandes aplicações monolíticas existentes se armazenem em contêineres, e a escalabilidade horizontal permite a compatibilidade com grandes quantidades de contêineres em um único sistema IBM Z ou LinuxONE
  • Criado para proteger os dados contra ataques externos e ameaças internas, com criptografia integral e proteção contra violação de criptografia com respostas de manipulação
  • Projetado para 99,999% de disponibilidade para atender aos níveis de serviço e às expectativas dos clientes
  • A integração e a localização de aplicações nativas da nuvem no mesmo sistema que os dados permitem tempos de resposta mais rápidos do que dependendo das velocidades de acesso à rede

O IBM z/OS Cloud Broker ajuda a permitir que as aplicações OpenShift interajam com dados e aplicações no IBM Z. O IBM z/OS Cloud Broker é o primeiro produto de software que proporciona acesso aos serviços z/OS por parte da comunidade de desenvolvimento.

Os clientes que usam OpenShift no IBM Z e LinuxONE também podem licenciar o IBM Cloud Infrastructure Center para administrar a infraestrutura de cluster subjacente. Cloud Infrastructure Center é uma oferta de infraestrutura como serviço que proporciona um gerenciamento de infraestrutura simplificado que admite máquinas virtuais Linux baseadas em z/VM no IBM Z e LinuxONE.

Fique ligado para mais informações

Fique atento para muitas outras discussões sobre a multicloud híbrida para sua  empresa com o Red Hat OpenShift e IBM Cloud Paks para IBM Z e IBM LinuxONE em uma série de eventos durante o primeiro semestre de 2020, incluindo SHARE, Red Hat Summit e IBM Think.

Acreditamos que este é um momento emocionante para a computação empresarial e para a multicloud híbrida, pois eles se unem ao Red Hat OpenShift no IBM Z e LinuxONE.

 

1 Fonte: “Enabling pervasive encryption through IBM Z stack innovations”, IBM Journal of Research and Development, v. 62, n. 2/3, documento 2, março/maio de 2018

[autopilot_shortcode]