Investindo no futuro com educação técnica

By 10/01/2020

Seja no  âmbito profissional ou pessoal, todos nós sabemos: Você colhe o que planta! Para garantir um ecossistema vibrante, por meio da Iniciativa Z, investimos significativamente na criação de programas de desenvolvimento profissional para toda a comunidade de Mainframe. E já estamos colhendo os frutos desse trabalho.

O ano de 2019 foi repleto de realizações únicas e parcerias valiosas que alavancaram o ecossistema de mainframe como nunca no Brasil. Lançamos a comunidade Iniciativa Z e, rapidamente, nos tornamos a maior comunidade Mainframe da América Latina, com mais de 6.000 membros. Por meio dessa comunidade divulgamos e realizamos eventos focados em disseminar a tecnologia para novas gerações e ampliar os conhecimentos de profissionais experientes. Realizamos mais de 60 eventos presenciais e virtuais que promoveram, com muito sucesso, o encontro entre as diferentes gerações. Ainda não conhece nossa comunidade? Visite nosso grupo e junte-se a nós!

Lançamos um programa de webinars dedicado exclusivamente a temas relacionados à Mainframes. No segundo semestre, ministramos 6 sessões com foco em novas tecnologias e soluções. Abordamos a utilização de contêineres, operacionalização de Machine Learning & Inteligência Artificial, adoção de DevOps, lançamento da z15, criptografia pervasiva e Hyper Project Services. Com média de 65 participantes por sessão, esse programa se mostrou extremamente valioso e, em 2020, continuaremos a explorar o formato.

Executamos 3 Hackathons onde tivemos a oportunidade de abrir as portas da IBM para toda a comunidade. Essa ação, além de levar conhecimento de maneira prática, motiva novos talentos, promove a interação com profissionais experientes e ilustra nosso empenho em engajar nosso ecossistema. Sempre em grande demanda, Hackathons representam uma etapa crucial na jornada de conhecimento e investiremos ainda mais em ações como essa em 2020.

Master the Mainframe é uma competição anual direcionada para alunos do mundo todo. Por meio de uma série de desafios, esses alunos recebem acesso ao ambiente de mainframe e aprendem comandos avançados, configurações de sistema, navegação avançada de sistema e desenvolvimento, tudo em z/OS. Essa, sem dúvida, é uma das iniciativas mais importantes que temos e, em 2019, tivemos uma excelente contribuição. Com um crescimento de 300% de 2018 para 2019, o Brasil ficou em terceiro lugar no ranking mundial com mais de 3.000 inscritos. Esse resultado mostra o interesse desses alunos em aprender sobre a tecnologia e valida a importância de continuar crescendo a popularidade da plataforma. Em 2020, queremos manter esse trend positivo.

Iniciei dizendo que realizamos muito em 2019 e, mesmo sendo verdade, temos muito trabalho pela frente. Como líder da Iniciativa Z, meu objetivo é criar uma comunidade rica em conhecimento e focada no crescimento profissional de seus membros. Uma referência de mainframe onde novos talentos possam encontrar as ferramentas e o networking necessário para se desenvolverem. Um ponto de encontro onde profissionais experientes possam compartilhar suas expertises e receber o reconhecimento por sua eminência. Um banco de talentos onde a IBM e seus clientes encontrão os profissionais que buscam para alavancar suas estratégias de TI.

Para que tudo isso aconteça de maneira orgânica precisamos criar os mecanismos apropriados, utilizar e difundir as plataformas assertivamente, trabalhar de maneira clara e objetiva, buscar as parcerias corretas e manter a consistência de atividades relevantes. Nosso objetivo é desafiador, mas estamos empenhados em torná-lo realidade.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre a Iniciativa Z, confira o post sobre nosso propósito e como trabalhamos para atingi-lo.

[autopilot_shortcode]