Adoção e expansão do ecossistema de open hardware
Estamos entrando em uma nova era de tecnologia — alimentada por dados, moldada pelo declínio da lei de Moore e que é entregue na nuvem. Com o aumento da demanda por mais cargas de trabalho de uso intensivo de dados, como Inteligência Artificial (IA) e análise de dados in-memory, que exige uma performance significativamente superior de computação, armazenamento e rede, e com a transferência de mais operações das empresas para a nuvem, observamos uma crescente necessidade de hardware projetado e otimizado para migrar dados com mais rapidez entre os recursos.
Para o IBM Power Systems, acreditamos que o principal elemento para o design e o fornecimento desse tipo de hardware é a inovação aberta em todas as soluções de tecnologia, desde o silício até o software. Foi o comprometimento com a inovação aberta que levou a IBM a colaborar com outras organizações em 2013 para criar o OpenPOWER Foundation, buscando aumentar o nível da colaboração do setor em relação à arquitetura do Power e expandir o ecossistema de inovações.
Desde então, o Foundation cresceu, agregando mais de 350 membros, e o sucesso da abordagem pioneira da IBM de “inovar com líderes em inovação” foi comprovado quando os membros da NVIDIA, Mellanox, Red Hat entre outras empresas do OpenPOWER colaboraram com a IBM para criar os supercomputadores Summit e Sierra, agora classificados em primeiro e segundo lugar como os mais eficientes e inteligentes do mundo.
Conforme o setor continua a caminhar no sentido do hardware livre projetado de forma customizada para gerar recursos de computação acelerada, memória, armazenamento e rede necessários para as cargas de trabalho com uso intensivo de dados, a IBM está avançando para abrir a arquitetura de liderança corporativa do POWER para criar um setor e um ecossistema composto de profissionais inovadores.
Hoje, no Linux Foundation Open Source Summit, a IBM anunciou que lançará tecnologias importantes e ampliará os direitos de acesso para a arquitetura do POWER à comunidade de open source e, para facilitar uma transição tranquila para a abertura, em que o OpenPOWER Foundation será integrado ao Linux Foundation aproveitando os princípios de governança aberta com essas tecnologias.
Com a recente aquisição da Red Hat e as notícias de hoje, agora o POWER é a única arquitetura disponível comercialmente e a IBM é a única fornecedora de processador que pode promover a criação de um conjunto de sistemas completamente aberto, desde a base do conjunto de instruções e do firmware do processador até o software. Esse movimento está sendo notado por toda a indústria.
No Summit, o Diretor Executivo da Linux Foundation, Jim Zemlin, declarou “A IBM levou o open source muito além dos nossos objetivos originais. Vocês resolveram o problema dos negócios, pois o desafio era entender onde ocorre a captura de valor sob esses modelos, permitindo uma realidade em que tanto a inovação de hardware quanto a de software podem ocorrer em um ecossistema aberto”.
Os desenvolvedores de hardware agora dispõem de ferramentas para criar e desenvolver soluções com base na arquitetura líder de mercado do IBM POWER, sem royalties, e os desenvolvedores de software podem criar aplicações voltados para áreas como Inteligência Artificial (IA) e nuvem híbrida, aproveitando o conjunto de recursos completo do POWER, em um modelo de governança aberta.
Com o comunicado de hoje, a IBM está animada para dar outro passo importante para promover a inovação na indústria. Um ecossistema aberto significa mais inovação, mais competição e melhores resultados para os clientes em todas as indústrias.