Identificando possíveis problemas de infraestrutura de armazenamento

By 26/06/2019

Sempre que converso com equipes de gerenciamento de infraestrutura sobre as preocupações e os pontos problemáticos que eles enfrentam, recebo estas perguntas:

  • Como podemos manter alta disponibilidade e evitar o tempo de inatividade do sistema?
  • Existe alguma maneira de identificar proativamente um problema em potencial?
  • Como podemos garantir o máximo de desempenho e eficiência do armazenamento?
  • Como preparamos a administração para limitações de desempenho ou capacidade?

Para responder a essas e outras perguntas, recomendo uma avaliação de integridade da infraestrutura de armazenamento.

Muitas organizações implantaram uma plataforma de monitoramento de infraestrutura para sua integridade de armazenamento, mas uma avaliação regular de integridade de armazenamento ainda é recomendada. Isso porque a infraestrutura de armazenamento envolve muitos ativos de diferentes partes, que estão crescendo e mudando constantemente. Essas alterações podem causar inconsistência de desempenho, erros e até mesmo interrupções não planejadas. Mas, com avaliações de armazenamento regulares, esses problemas podem ser identificados e evitados de forma proativa.

O que é coberto em uma avaliação de armazenamento?

Uma avaliação de integridade de armazenamento típica inclui:

  • Verificação de integridade: valida a integridade funcional de sistemas relacionados.
  • Configuração: verifica se as configurações atuais dos sistemas relacionados seguem as práticas recomendadas e identifica qualquer impacto potencial no desempenho ou na disponibilidade.
  • Firmware: verifica se o firmware atual está exposto a problemas conhecidos, vulnerabilidades que podem causar um incidente ou violação de conformidade de segurança.
  • Interoperabilidade: Valida se vários sistemas e ferramentas no ambiente de armazenamento são certificados para trabalhar juntos.
  • Avaliação de capacidade e desempenho: com base nos atuais resultados de pico de capacidade e desempenho, identifica os gargalos de desempenho e avalia se o sistema de armazenamento atingirá sua capacidade ou limite de desempenho em um futuro próximo.

Quais sistemas são avaliados?

Uma avaliação de integridade de armazenamento deve abranger os seguintes sistemas:

  • Sistemas de armazenamento, como armazenamento em disco SAN, gateway/dispositivo de armazenamento conectado à rede (NAS), virtualização de armazenamento (por exemplo, SAN Volume Controller), biblioteca de fitas e drives.
  • Dispositivos SAN: diretor SAN, switch SAN, roteador FCIP.
  • Servidores conectados ao armazenamento: servidores UNIX e x86 executando vários sistemas operacionais (somente dispositivos e configurações relacionados ao armazenamento).

Pronto para iniciar sua avaliação de integridade de armazenamento?

O IBM Systems Lab Services oferece serviços de avaliação de integridade de infraestrutura de armazenamento a clientes da IBM para garantir que seus ambientes estejam íntegros e em execução de acordo com as melhores práticas da IBM. Realizamos avaliações de integridade de armazenamento em três fases:

O tempo de serviço (mostrado na parte inferior do gráfico anterior) depende do tamanho do seu ambiente de armazenamento. Recomendamos que você o execute pelo menos uma vez por ano.

O IBM Systems Lab Services também oferece um serviço SIO (Storage Infrastructure Optimization), que fornece recomendações táticas e estratégicas para melhorias nas infraestruturas de armazenamento.

Se você tiver interesse em nosso serviço de avaliação de integridade de infraestrutura de armazenamento para garantir que seu armazenamento seja estável e esteja funcionando de maneira ideal, entre em contato com o IBM Systems Lab Services hoje mesmo.

 

[autopilot_shortcode]