A evolução do IBM Blockchain: escolha e controle no IBM Z e LinuxONE

By 06/12/2018

Nós vivemos em um mundo multi-cloud. Hoje, 85% das empresas contam com várias nuvens para atender às necessidades de TI e 71% usam mais de três [1]. O que isso significa na prática para clientes corporativos é que eles têm várias arquiteturas implementadas. Isso pode ser bom para cargas de trabalho “testadas e comprovadas” – como processamento de cartão de crédito e reservas de passagens aéreas -, mas o que acontece quando você começa a testar ou implementar redes de transação mais complexas, como blockchain?

Há vários clientes nessa posição, e é por isso que, hoje, a IBM anunciou que está permitindo que os clientes implantem a plataforma IBM Blockchain, facilitando a criação, implantação, governança e crescimento de redes no ambiente de sua escolha, seja em uma nuvem pública ou por trás do firewall. Para clientes que preferem o último, a plataforma IBM Blockchain para IBM Cloud Private fornece os componentes que uma organização precisa para conectar seus sistemas de computação locais a uma rede blockchain baseada em nuvem, desenvolver uma rede local gerenciada por gerenciamento ou simplesmente executar o IBM Blockchain no IBM Z® ou IBM LinuxONE™ via IBM Cloud Private.

Controle seus dados: privacidade e residência de dados

A plataforma IBM Blockchain é baseada no Hyperledger Fabric, uma estrutura blockchain de código aberto hospedada pela Linux Foundation. Suportado pelo LinuxONE, a plataforma IBM Blockchain executa o Hyperledger Fabric e ajuda os clientes a protegerem seus dados, garantirem a integridade da rede geral e atenderem aos rigorosos requisitos de segurança dos setores financeiro, de assistência médica e governamental, ajudando a promover a conformidade.

Veja o exemplo do Smart Dubai, uma iniciativa da cidade de Dubai usando IBM Blockchain para integrar serviços digitalizados e experiências executadas no IBM Blockchain no dia-a-dia dos cidadãos. A nova plataforma está em conformidade com o Regulamento de Segurança da Informação (ISR) do Governo de Dubai e é operada pelo LinuxONE. [2]

E assim como o Smart Dubai, existem inúmeros clientes que desejam implantar blockchain, mas precisam hospedar dados localmente (on-premises) por motivos governamentais, regulatórios ou corporativos. Agora, eles podem implementar o blockchain on-premises – aproveitando-se de uma infraestrutura segura de blockchain sustentada por isolamento avançado de carga de trabalho e armazenamento de chave de criptografia inviolável. Os clientes também podem manter uma cópia do ledger em sua própria infraestrutura, permitindo o controle de onde e como os dados são armazenados.

Para clientes que operam em países europeus afetados pelas regulamentações de GDPR e PSD2 ou, em geral, para questões de residências e privacidade de dados, o IBM Z e LinuxONE podem criptografar 100% dos dados de aplicação, serviço de nuvem e banco de dados sem exigir alterações nas aplicações. O IBM Z e o LinuxONE oferecem escalabilidade para suportar e possibilitar um crescimento rápido, tornando o IBM Blockchain on IBM Cloud Private, em execução no IBM Z e no LinuxONE, a melhor opção para clientes que buscam os mais altos níveis de segurança, com a capacidade de atender às necessidades de conformidade.

Escolha na infraestrutura: o desempenho entre pares

E sobre o desempenho?

Como parte da avaliação e teste de blockchains de nível empresarial, o desempenho entre pares é outra consideração importante no mundo descentralizado do blockchain. Esse é outro ponto onde a arquitetura por trás do LinuxONE se destaca – porque ele pode executar transações blockchain até duas vezes mais rápido no LinuxONE do que o x86. [3]

Para escolha e controle, a plataforma IBM Blockchain para IBM Cloud Private oferece ambos, com base em nosso histórico e experiência. A plataforma IBM Blockchain baseia-se na experiência adquirida em um ambiente de trabalho com mais de 500 compromissos de clientes e agora suporta clientes que executam aplicações blockchain em nuvem pública, incluindo AWS e IBM Cloud e um recurso on-premises com o IBM Cloud Private.

O IBM Z e o LinuxONE estão prontos para o blockchain. E você?

[1] https://www.ibm.com/blogs/cloud-computing/2018/02/15/multicloud-era-team-ready/

[2] * A ISR ordena que entidades governamentais em Dubai implementem requisitos e controles específicos para garantir o nível apropriado de confidencialidade, integridade e disponibilidade de ativos de informação.

[3] Com base na análise interna da IBM. Comparação do TPS do Hyperledger Fabric – LinuxONE vs. x86, com utilização semelhante de CPU, o blockchain é executado 1,61-2,29 vezes mais rápido em termos de taxa de transferência de transações no LinuxONE em compração ao x86.

[autopilot_shortcode]