Alcançando máximo desempenho para cargas de trabalho de IA multi-cloud com NVMe

By 05/07/2018

Para os usuários finais de armazenamento, o advento do protocolo Non-Volatile Memory Express (NVMe) simplesmente valida a visão e os objetivos de engenharia que a IBM buscou ao longo de décadas.

O foco da IBM em latência ultra-baixa em armazenamento é demonstrado com a tecnologia IBM FlashCore® e seus precursores há mais de 30 anos e, mais recentemente, com soluções como a Coherent Accelerator Processor Interface (CAPI) e a nova tecnologia IBM zHyperLink™.

Desde o ano passado, a IBM vem anunciando regularmente inovações e desenvolvimentos significativos em NVMe:

  • Maio de 2017: a IBM anunciou sua estratégia de NVMe baseada na otimização de toda a pilha do sistema de armazenamento, desde aplicativos que exigem dados até a tecnologia flash para armazená-los.
  • Dezembro de 2017: a IBM exibiu uma prévia e demonstração de tecnologia com a integração dos sistemas IBM POWER9 e IBM FlashSystem 900 usando NVMe em InfiniBand.
  • Fevereiro de 2018: a IBM anunciou NVMe over Fabrics (NVMe-F) para IBM FlashSystem 900, IBM Spectrum Accelerate e IBM Spectrum Virtualize.

Resumindo: a IBM está comprometida em fornecer suporte de ponta a ponta para o NVMe, para preparar nossos clientes para o futuro.

A partir de hoje, você pode começar a aproveitar as vantagens dos recursos NVMe da IBM. Você pode implementar nossos sistemas de armazenamento hoje com a confiança de que o suporte para o novo protocolo já estará integrado ou será ativado por atualizações de software que serão lançadas em breve:

• Hoje, a IBM está anunciando a disponibilidade para este trimestre do NVMe-oF para Infiniband para IBM FlashSystem 900.

• O IBM FlashSystem A9000/A9000R, IBM FlashSystem V9000, IBM Storwize V7000, IBM SAN Volume Controller (SVC) e IBM FlashSystem 900 já estão preparados para NVMe over Fibre Channel, com novos recursos a serem desbloqueados mais tarde via software.

• O IBM FlashSystem V9000, IBM Storwize V7000 e IBM SVC já estão prontos para NVMe over Ethernet, com novos recursos a serem desbloqueados em breve com as melhorias de software-defined storage.

Existe uma razão poderosa para tecnologias baseadas em NVMe estarem atraindo tanta atenção atualmente: elas são boas para os negócios. O estudo mais recente da Futurescape diz: “Com a velocidade acelerada dos negócios, análises e respostas em tempo real se tornarão uma necessidade… Até 2020, 60-70% das empresas da Fortune 200 terão ao menos uma carga de trabalho de missão crítica que tira proveito de análises de big data em tempo real”.

O estudo observa que a análise em tempo real fornecerá às empresas recursos sem precedentes para identificar novas oportunidades de mercado e aprofundar a compreensão de como aproveitá-las. O NVMe auxilia tecnologias utilizadas em análises de tempo real como o Apache Spark, SAP HANA e bancos de dados NoSQL a explorar de forma plena a latência de microssegundo oferecida em matrizes de armazenamento all flash. Ele reduz a sobrecarga de E/S entre CPUs e armazenamento, melhorando o desempenho comparado a interfaces mais antigas como o SCSI, que foi originalmente projetado para discos rígidos mais lentos.

O dia em que o armazenamento NVMe-oF for lançado por um grande fornecedor, sem comprometer a funcionalidade de gerenciamento, será um dia histórico para o armazenamento. Os usuários irão experimentar uma mudança radical no desempenho, resolvendo diretamente os problemas de E/S comuns em grandes datacenters“, afirma Nick Sundby, diretor de consultoria da IDC.

A estratégia da IBM para soluções de armazenamento de latência ultra-baixa e para NVMe em particular é bastante clara: oferecer armazenamento aos clientes com a mais ampla gama possível de soluções para ajudá-los na transformação digital e a modernizar as infraestruturas de TI e seus negócios.

É uma estratégia de desempenho. E nós já estamos nesse caminho há anos. Para saber mais, clique aqui.

[autopilot_shortcode]