Velocidade, a vantagem competitiva do armazenamento flash

By 08/06/2018

O setor financeiro foi um dos primeiros a adotar o armazenamento flash. A razão é muito simples: no setor financeiro, a velocidade é uma vantagem competitiva.

A negociação de ações é um bom exemplo. À medida que os comerciantes começaram a migrar para sistemas automatizados, a velocidade das transações de ações aumentou até serem concluídas em milissegundos. Os operadores humanos não conseguiam acompanhar o ritmo, o que levou a uma ênfase na infraestrutura de TI: uma infraestrutura rápida, em que alguns milissegundos poderiam se transformar em uma vantagem competitiva significativa.

Você pode pensar que a memória RAM foi a resposta. E foi – ao menos inicialmente. A RAM é muito rápida, mas também é volátil. Para reduzir o risco e cumprir os requisitos da SEC, a bolsas de valores e organizações que fazem parte dela (como sua corretora) precisavam para capturar e manter um Registro de Auditoria Consolidado (CAT) de cada transação nos EUA. Nos EUA, os aplicativos de negociação de ações precisam registrar cada transação em mídia não volátil.

O flash não é volátil, o que significa que, ao desligar o computador, os dados não são perdidos. E as soluções de armazenamento flash, como o IBM FlashSystem 900, podem atingir tempos de resposta (latência) inferiores a 100 microssegundos. Embora seja mais lento que a latência de DRAM atual, ainda é uma ordem de grandeza mais rápida que as operações automatizadas de estoque. Uma necessidade e uma solução nasceram.

Outras forças evolutivas e competitivas também estavam em jogo no setor financeiro. Os sistemas bancários, por exemplo, começaram a passar de apenas “sistemas de registro” para “sistemas de engajamento”, como aplicativos on-line e móveis. Essa nova classe de clientes rapidamente demonstrou um novo nível de impaciência: o comprador on-line não quer ficar em longas filas e esperar por muito tempo. As aplicações devem responder rapidamente, ou resultarão em insatisfação do cliente e até em perda do mesmo.

Poucas indústrias foram mais afetadas do que a indústria de seguros pela revolução social da internet. Apenas alguns anos atrás, muito poucos consumidores compraram produtos de seguros on-line. Hoje, a maioria faz isso. As companhias de seguros enfrentam muitos novos desafios de negócios, incluindo múltiplos planos de faturamento por estado, pagamentos móveis, transações com PayPal e intensa concorrência de preços, para citar apenas alguns. As operadoras on-line estão se proliferando e devem oferecer aos clientes a possibilidade de fazer alterações na política em tempo real e, em seguida, poder visualizar as tarifas e os programas de faturamento com precisão imediata, ou correrão o risco dos usuários simplesmente escolherem o concorrente.

A avaliação de risco e os requisitos de mercado das empresas de serviços financeiros também promoveram a adoção de várias ferramentas de análise de dados em todo o setor. Aprender onde estão as tendências de mercados e os riscos que eles enfrentam “hoje” é muito mais valioso do que aprender “na semana que vem”, intensificando as vantagens de sistemas de TI rápidos.

O setor financeiro é diversificado e engloba empresas que vão desde serviços bancários locais tradicionais, passando por investimentos e gerenciamento de ativos, até bolsas de valores globais. Embora seus modelos de negócios e ambientes operacionais variem muito, a maioria dos membros do setor de serviços financeiros compartilha uma coisa em comum: a necessidade de armazenamento de dados não volátil e de alto desempenho.

O Flash preenche essa lacuna. As matrizes atuais, como o IBM FlashSystem, oferecem latência no intervalo de microssegundos. O Flash consome menos energia e ocupa menos espaço do que o armazenamento em disco rígido.

Estudo de caso do Fransabank

O mais antigo e um dos maiores bancos do Líbano, com 124 filiais em todo o mundo, obteve uma melhoria de 40% no desempenho com a implementação de servidores IBM Power Systems e armazenamento IBM FlashSystem. Leia o estudo aqui!

Clique aqui para mais informações sobre tecnologia de armazenamento adotada pelo setor financeiro.

[autopilot_shortcode]