Protegendo seu servidor com IBM Spectrum Protect
“Todo dia eu faço o backup do banco de dados do Spectrum Protect. Será que isso é suficiente para proteger meu servidor?”
Esta é uma pergunta que ouço frequentemente.
Como consultora de armazenamento na IBM Systems Lab Services, tenho conduzido muitos health checks em ambientes com IBM Spectrum Protect, e a primeira recomendação em 9 de 10 revisões tem a ver com Disaster Recovery que, ou não está implementado, ou não é executado de forma a proteger realmente o ambiente. Muitas vezes os administradores de backup até entendem a necessidade de se implementar corretamente uma solução de Disaster Recovery, mas para eles é muito difícil convencer os executivos que apesar do custo, é algo que vale a pena.
Pense nos motivos que te fazem pensar numa solução confiável de proteção de dados. Ela pode:
- Proteger contra falhas no servidor: se seu servidor de backup tiver uma pane, quanto tempo seu negócio pode seguir funcionando sem rodar backups ou sem necessitar de um restore urgente? Lembre dos archives de banco de dados que muitas vezes utilizam o servidor de backup para descarregar os logs e assim não consumir espaço em disco do servidor de aplicação.
- Proteger contra desastres em um site: muitos lugares hoje sofrem com os efeitos da mudança climática – incêndios, terremotos, inundações e quedas de energia que acontecem a qualquer momento.
- Proteger contra vírus ou ransomware: novos tipos de cyber attacks, tais como ransomware, tem chegado cada vez mais às organizações, obrigando-as a revisar o gerenciamento da infraestrutura de proteção de dados, visando proteger o ambiente cada vez mais. O backup é, muitas vezes,, a única saída. E se o servidor de backup for infectado e for sua única cópia dos dados?
Muito bem, você já sabe dos riscos. Agora deixe-me te dizer como o IBM Spectrum Protect pode te ajudar.
Em primeiro lugar, é preciso compreender as políticas da organização em termos Tempo de Recuperação (RTO) e Ponto de Recuperação (RPO), isto é, em quanto tempo temos que recuperar o ambiente e quanto de dados podemos perder. Qualquer solução a ser implementada deve seguir estes objetivos. Apresento aqui algumas alternativas. Escolha uma ou uma composição delas.
Backup em um único site
Se você tem apenas um servidor Spectrum Protect em um único site, pode copiar seus dados em fitas e enviá-las para fora usando os recursos de protect storage pool ou backup storage pool, dependendo do tipo de storage pool que você tenha configurado (tradicional ou containers). Implemente o disaster recovery manager (DRM) que irá ajudá-lo a automatizar e controlar as fitas que vão e voltam do cofre. Certifique-se de configurar o DRM para todos os storage pools que precisam ser protegidos e que siga o ciclo diário de administração para pools tipo file e disk ou para container pools.
Esta abordagem requer movimentação de fitas entre localidades e possivelmente usar uma empresa de guarda de fitas ou um fitotecário que cuide das fitas, então lembre-se que existem outros aspectos a serem considerados com relação a segurança no transporte e guarda das fitas. Uma dica é enviar a fita que contém o backup do banco de dados do Spectrum Protect separada, em transporte distinto, das fitas que contém os dados.
Este é o método tradicional e irá requerer mais tempo de recuperação (RTO) e um ponto de recuperação maior (RPO), até 24h, se as fitas forem copiadas e transportadas apenas uma vez por dia), já que será necessário levar em conta o tempo para transportar as fitas de volta e, no caso de um desastre total, tempo para instalar um novo servidor Spectrum Protect e restaurar o banco de dados.
Backup em mais de um site
Se você tiver mais de um site, uma opção seria usar a mesma abordagem acima, copiando as fitas, mas neste caso usando electronic vaulting, isto é, copiando fitas de uma biblioteca diretamente para outra via rede WAN ou SAN. Neste caso, o RTO e RPO podem ser reduzidos. Lembre-se que em caso de desastre total, a reinstalação e recuperação do servidor Spectrum Protect ainda será necessária.
Uma alternativa para solução multisite
Uma outra solução quando temos mais que um site, ou mais que um servidor, é implementar node replication. Pode-se escolher políticas dissimilares de forma que apenas as últimas versões dos dados são guardadas no site/servidor primário, e versão mais antigas/históricas serem guardadas no servidor/site secundário, ou vice-versa. Neste caso, pode-se reduzir sensivelmente a quantidade de armazenamento necessária para esta solução.
O uso de container pools também é bastante recomendado, uma vez que permite compressão e deduplicação inline, reduzindo ainda mais a necessidade de storage. No caso de replicação via WAN, pode-se utilizar o IBM Aspera, um protocolo de otimização de WAN que acelera a replicação. Seu ambiente de recuperação de desastres também pode estar na nuvem, reduzindo custos ainda mais.
Este cenário reduzirá drasticamente o RTO e RPO, uma vez que os dados estão imediatamente disponíveis para recuperação a partir do servidor secundário, não havendo necessidade de se reinstalar e recuperar o servidor Spectrum Protect, a menos que seja uma falha permanente.
Escolha a melhor alternativa para você
Você pode combinar as opções acima da melhor forma que quiser. Se tiver RTO e RPO agressivos, talvez também tenha que considerar o uso de outras técnicas como site mirroring pelo storage ou por software e backups por IBM Spectrum Protect Snapshot. Lembre-se de documentar seu plano de recuperação de desastres e, seja qual for a solução escolhida, teste, teste e teste de novo.
A proteção de dados é vital para a segurança de sua organização. Se estiver procurando por consultoria profissional em backups e disaster recovery, entre em contato com IBM Systems Lab Services – Storage and Software Defined Infrastructure ainda hoje. Podemos ajudá-lo com consultoria e serviços para desenhar e construir a solução de backup que mais se adeque às necessidades de sua organização. Entre em contato por email para mais informações.
Para saber mais sobre os produtos do Spectrum Data Protection, veja este showcase do Enterprise Strategy Group. Para mais informações sobre outros produtos da linha Spectrum, clique aqui.