Como o Spectrum Scale se assemelha aos meus filhos gêmeos

By 19/02/2018

Sou consultora de tecnologia de armazenamento de dados (Storage) na área de IBM Systems Lab Services. Além disso, sou mãe de um casal de gêmeos com quase três anos de idade, que foram carinhosamente apelidados de Flash e Elastic durante minha gravidez, pela forma como eles se mexiam na minha barriga.

Normalmente, passo meus dias em sites de clientes da IBM implementando e gerenciando clusters de IBM Spectrum Scale, mas também gosto de pensar que tenho meu próprio cluster de dois nodes em casa. Na verdade, eu percebi que o IBM Spectrum Scale e meus gêmeos possuem muitas características em comum.

Apenas para alinhar o conhecimento, o IBM Spectrum Scale é uma solução de gerenciamento de arquivos, escalável e de alto desempenho utilizados em várias indústrias no mundo todo. É também amplamente conhecido como IBM General Parallel File System, ou GPFS. O IBM Spectrum Scale provê o que há de melhor em gerenciamento de storage, com extrema escalabilidade, desempenho acelerado através da tecnologia Flash e possui gerenciamento entre camadas de classes de discos (storages tiers), por meio de políticas e regras de negócio automatizadas, possibilitando que o arquivo navegue entre as várias camadas de storage, de Flash, passando para discos ou fitas, e até mesmo indo para a nuvem. O IBM Spectrum Scale pode reduzir custos em até 90 %, enquanto consegue melhorar a segurança e o gerenciamento eficiente em ambientes em cloud, big data e analytics.

Processamento de grande massa de dados

O IBM Spectrum Scale provê o gerenciamento de dados de forma simplificada, integrada com ferramentas de gerenciamento do ciclo de vida da informação, possibilitando o gerenciamento de petabytes de dados e bilhões de arquivos. Dessa forma, ele consegue ajudar as organizações a controlar o impacto no custo em lidar com a demanda crescente da quantidade de dados.

E é aqui que começam as similaridades entre o IBM Spectrum Scale e meus filhos gêmeos. Por exemplo, meus filhos também são capazes de gerenciar eficientemente petabytes de informação; eles aprendem novas coisas, novas músicas, novos gestos, novas brincadeiras todos os dias, e parecem ter uma quantidade infinita de espaço de armazenamento em suas cabecinhas.

Information lifecycle management

O IBM Spectrum Scale utiliza um conjunto de políticas para realizar, de forma automática, o que chamamos de information lifecycle management (ILM), ou seja, a movimentação de dados entre as camadas (tiers) de storage. Senso assim, um administrador de dados pode elaborar políticas para armazenar dados no tipo correto de tecnologia de disco, bem como migrar dados entre conjuntos de discos de mesma característica e desempenho (também conhecido como Storage Pools), baseado em regras de negócio. Com o ILM, somente dados que precisam de alto desempenho ficam armazenados em Flash, enquanto os demais arquivos são armazenados em storage pools de discos mais baratos como NL-SAS, ou ainda, em um storage pool externo, como uma fita em uma tape library, ou até mesmo na nuvem. Tudo isso pode ser alcançado através de definição de políticas; por exemplo, arquivos que não foram acessados por mais de 6 meses são movidos para uma segunda camada ou classe de storage (tier) ou ainda para fita. Pode-se até criar políticas de para, e deletar arquivos que não são mais necessários para o negócio após um determinado tempo. É possível também criar regras para evitar e bloquear a escrita de determinados tipos de arquivos em um file system, por exemplo, não permitir que se escrevam músicas com extensão MP3 na área do file system corporativo.

Em casa, eu também gerencio meus filhos com ILM. De segunda a sexta, eu migro meus filhos da cama para a escolinha. Se eles têm algum sapato que não serve mais depois de 3 meses, eu migro esses dados para um storage pool externo, que é minha amiga, mãe de trigêmeos (é … as coisas podem ser mais difíceis). O ILM também me ajuda a definir as regras de quais desenhos meus filhos podem ou não assistir. E se um brinquedo não é mais acessado por mais de seis meses, eles são deletados de casa, ou melhor dizendo, doados.

Facilidade de gerenciamento

A interface gráfica de gerenciamento do IBM Spectrum Scale proporciona uma maneira fácil para configurar e gerenciar várias funcionalidades disponíveis no sistema. Dessa forma, simplifica o gerenciamento de petabytes de dados em storage e todos os nós de um cluster, em um único console e de forma centralizada.

Meu cluster de dois nodes em casa também é bem fácil de gerenciar… bom.. pensando bem…nem tanto. Melhor pular essa comparação.

Cluster ativo-ativo

Outro fato é o cluster propriamente dito. O Spectrum Scale é um cluster ativo-ativo de verdade. Todo acesso aos arquivos é feita de forma paralela através dos nós do cluster. Se um dos nós for desligado, o acesso aos dados continua disponível, e as demais funções são realizadas pelos outros nós do cluster que permanecerem ativos.

O mesmo acontece em casa. Se eu executo o comando “mmshutdown” em um dos meus nós, quero dizer, se eu coloco um dos meus filhos para dormir, o outro nó continua ativo, brincando e fazendo a mesma bagunça que haveria se os dois nós estivessem acordados.

Escalabilidade

E finalmente, mas não menos importante, como o próprio nome diz, o IBM Spectrum Scale pode escalar. Pode suportar até 256 file systems de 18 PB em um único cluster, e pode ter também até 16,384 nós conectados por cluster.

Contudo, quando faço a comparação com a minha casa, o casal de gêmeos é suficiente para meu marido e eu gerenciarmos. Escalabilidade nesse quesito, está fora de cogitação!

Para aprender mais sobre o IBM Spectrum Scale, verifique o website. E se você está buscando por experiência comprovada em elaborar e implementar soluções de infraestrutura de storage e software–defined, contate o IBM Systems Lab Services Storage and Software Defined Infrastructure. Nós podemos ajudá-lo eficientemente a implementar, gerenciar e proteger seus dados com desempenho superior. Para conhecer mais, envie um Email.

 

[autopilot_shortcode]