Com IBM POWER9, estamos todos surfando a onda da IA
Existe uma grande conexão entre meu amor por esportes aquáticos e design de hardware – ambos envolvem observar ondas e planejar alguns passos a frente. Há quatro anos, quando começamos a esboçar o chip POWER9™ a partir do zero, vimos um aumento das cargas de trabalho modernas, impulsionadas por inteligência artificial e conjuntos de dados maciços.
Agora, estamos prontos para essa nova onda de computação com POWER9. É uma arquitetura transformacional e uma mudança evolutiva das formas arcaicas de computação promovidas por x86. POWER9 está carregado das mais novas e inovadoras tecnologias, desenhadas para que AI possa prosperar. É esperado que a arquitetura agite as bases da computação em uma ampla gama de indústrias e transforme os dados de simples passivos a verdadeiras armas.
Alimentando a era da IA com POWER9
Com o POWER9, estamos nos movendo para uma nova era off-chip, com aceleradores avançados como GPUs e FPGAs impulsionando cargas de trabalho modernas, incluindo inteligência artificial. Nós vemos que a era do microprocessador on-chip – com processamento integrado em um chip – está morrendo. O POWER9 nos dá a oportunidade de experimentar novos projetos arquitetônicos para impulsionar a computação além dos limites atuais ao maximizar a largura de banda de dados em todo a pilha do sistema.
De certa forma, POWER9 é uma homenagem moderna aos projetos clássicos de computadores, onde um monte de chips interagiam para lidar com CPU, gráficos e operações de ponto flutuante. O fundamento da POWER9 é uma “super-estrada de informação” interna que desacopla o processamento e capacita os aceleradores avançados para digerir e analisar conjuntos de dados maciços. O resultado? Um desempenho incrível.
POWER9 será a primeira plataforma comercial com suporte on-chip para a próxima geração de NVLink da NVIDIA, OpenCAPI 3.0 e PCI-Express 4.0. Essas tecnologias são como uma mangueira gigante para transferir dados.
A NVIDIA NVLink e o OpenCAPI de próxima geração fornecem desempenho significativamente mais rápido para GPUs anexadas do que o PCI-Express 3.0 nos sistemas x86. A interconexão PCI-Express 4.0 terá o dobro da velocidade do PCI-Express 3.0, uma tecnologia com mais de uma década e a qual os x86s atuais estão comprometidos.
A arquitetura aberta de POWER9 é projetada para permitir que os clientes combinem uma ampla gama de aceleradores para atender às suas necessidades de computação de IA. O OpenCAPI deve desbloquear FPGAs coerentes para suportar uma ampla gama de cargas de trabalho de armazenamentos, computação e rede acelerados. Em um mundo onde a escolha é rei e a computação é mais aberta, nós somos contra o bloqueio de usuários em sistemas proprietários. Prevemos que um número significativo de mais de 300 membros da Fundação OpenPOWER e do Consórcio OpenCAPI também verão os benefícios e lançarão produtos e soluções para o POWER9.
Acelerando o futuro com POWER9
A largura de banda e as capacidades de desempenho do POWER9 estão preparadas para fornecer aos cientistas maneiras revolucionárias de interpretar os dados. A última era do Top500 caracterizou-se por benchmarks como o LINPACK, mas a arquitetura de inteligência artificial da IBM, composta pelo POWER9 e o software PowerAI, tem potencial para mudar fundamentalmente a supercomputação com métodos cognitivos para otimizar o desempenho e melhorar os insights.
A IBM está investindo forte em sistemas cognitivos e os laboratórios de IBM Research estão desenvolvendo uma infinidade de tecnologias surpreendentes para o POWER9. Os pesquisadores da IBM já reduziram os tempos de aprendizado de semanas para horas com o PowerAI Distributed Deep Learning Toolkit, e essas ofertas só irão melhorar.
Estamos entusiasmados em trazer os sistemas POWER9 para você, e os anúncios estão logo aí. Fique ligado. E para saber mais, não se esqueça de se juntar ao nosso webinar para dar uma olhada nos bastidores dos sistemas CORAL que estamos construindo com o POWER9.
Declarações de direcionamento representam a intenção atual da IBM, e estão sujeitas a alterações ou remoção, representando apenas metas e objetivos.