O profundo impacto da integração do blockchain

By 05/07/2017

Blockchain é muito mais do que a palavra da moda. É uma tecnologia poderosa e equilibrada, destinada a revolucionar as redes de transações dos negócios, acelerando processos, minimizando erros, aumentando a confiança e mais.

Como sua organização pode se beneficiar? E como você pode se preparar para a integração com o blockchain? Para achar as respostas para essas e outras perguntas, nos encontramos com Bernard Golden, um consultor e blogueiro de computação na nuvem para a revista CIO, que foi nomeado pela Wired.com como uma das dez pessoas mais influentes em computação na nuvem.

P: Como você descobriu o enorme potencial do blockchain?

R: Eu estive trabalhando em computação na nuvem por sete ou oito anos e vi o tremendo impacto que a nuvem tinha na tecnologia industrial. Eu comecei questionando as tecnologias emergentes para que, então, eu pudesse identificar a nova tendência. Quando eu descobri o blockchain, tive o mesmo tipo de reação imediata e visceral que experienciei com a nuvem. Claramente, blockchain teria uma profunda influência na tecnologia e nos negócios – e sua potencial transformação poderia possivelmente ter um impacto ainda maior que a computação na nuvem.

P: Como você vê os negócios se beneficiando de blockchain?

R: O blockchain fornece a única versão da verdade – aquela que é imutável. Vamos dizer que você tem o blockchain em sua indústria de seguros para reinvindicações automotivas. Os participantes podem ser companhias de seguro, ajustadores de reinvindicações, oficinas mecânicas, advogados e assim vai.

Sem o blockchain, essas entidades podem compartilhar informações por fax, correio ou telefone – todos os métodos que tendem ao erro. Talvez a oficina mecânica mande um fax de reparo estimado de USD 4,000 para a companhia de seguro. Mas a pessoa que recebeu o fax, por engano escreveu USD 3,000 dentro do sistema. Esse erro é propagado através dos processos de reinvindicação até ser descoberto e posteriormente corrigido.

Com o blockchain, o registro manual da informação em cada sistema distinto não é necessário. Cada companhia dentro do blockchain pode ver e validar de encontro com uma única e confiável versão. Como resultado, o Blockchain fornece um nível de transparência que pode reduzir erros e eliminar a necessidade de uma reconciliação demorada.

P: Como o blockchain aumenta a confiança entre as organizações?

R: Considere um exemplo da indústria financeira de serviços. A taxa de hipoteca de um credor pode ser igual à taxa preferencial, mais uma certa porcentagem. Um credor desonesto pode tentar dizer que a taxa prenferencial cresceu desde que a pessoa que efetuou o empréstimo começo o processo de aplicação e tentar fixar um taxa maior para a hipoteca. Com o blockchain, todos os perticipantes podem ver o dado atual de qualquer data em particular. Você não pode mudar esse dado e tentar enganar outro participante.

P: Por que as organizações deveriam integrar os sistemas de mainframes com os blockchains?

R: Os blockchains estão revolucionando os relacionamentos entre os negócios e organizações que usam mainframes para transações e outras cargas de trabalho operacionais críticas, podem definitivamente se beneficiar. Conectar mainframes com blockchains ajuda a extender as operações de negócios em novos processos, parceiros e ecosistemas. É esperado que os blockchains abram uma nova gama de novas possibilidades para aumentar o valor dos mainframes. Ao mesmo tempo, os mainframes podem aumentar o poder dos blockchains que estão conectados.

P: Quais são as vantagens de usar tecnologias da nuvem com mainframes para blockchain?

R: De um lado, você não precisa de um ambiente na nuvem para participar do blockchain, mas a computação na nuvem pode tornar a participação muito mais fácil que o normal em soluções locais. Basicamente, blockchain é uma rede através de um grande número de nós. Cada participante precisa de um nó, no qual é o ponto de entrada ao blockchain.

Tenha em mente que uma corrente é tão forte quanto seu ponto mais fraco, que é a mesma coisa que o blockchain. Se em um nó há problemas de performance, escala e segurança, eles impactam em outros nós. A integração da nuvem ajuda a assegurar um nível mais consistente de performance e segurança para o blockchain através dos nós. Se sua organização pode construir um nó seguro e isolado na nuvem, você pode salvar tempo e dinheiro.

Integrar o mainframe dentro do blockchain, habilitado por nuvem, ajuda as organizações a capitalizar, em um ambiente transacional seguro, no mesmo mainframe que a maioria das organizações estão usando atualmente para processar a transação de negócio deles. O dado é então gerado em uma grandiosa locação para aplicar analises e gerar ideias que podem ser imediatamente integradas em suas operações através do futuro das transações de blockchain com outros participantes.

P: Quais são os passos principais ou melhores práticas que as organizações deveriam seguir quando elas querem integrar o blockchain?

R: As organizações precisam focar em três aspectos distintos de integração: técnico, transacional e organizacional. Para uma integração técnica, eles precisam entender como formatar uma transação de blockchain, como enviar identidades e assim vai. Todos os desafios clássicos de TI se aplicam ao blockchain.

As organizações que precisam decidir quais tipos de transações de negócios serão parte do blockchain e como elas irão defini-las. Por exemplo, uma companhia de seguro pode decidir que o nome do requerente, ID do número da apólice e limites de apólice são bits importantes de informação que são parte da transação.

E para a integração da organização, cada participante dentro do blockchain tem que ter certeza de que pode se integrar com outros participantes, no caso de um blockchain de seguro, pode ser modificado a definição de transação para acomodar elementos adicional requisitados por outros participantes. Então, os participantes precisam definir a totalidade de transações e ter certeza que todos os requisitos foram preenchidos.

P: Quais são as considerações mais importantes que os CTO’s precisam estar cientes antes de integrar-se com os blockchains?

R: Eles precisam decidir qual uso particular faz sentido para o blockchain. Um blockchain é uma boa aproximação quando você possui uma cadeia complexa de valores, com muitos participantes e suas metas são para aumentar a velocidade de processos, melhorar a consistência dos dados e fortalecer a confiança. Eles não devem integrar com um blockchain só porque eles querem achar uma forma de usar uma nova tecnologia. O blockchain pode ser uma solução poderosa, mas as organizações devem apenas utiliza-lo quando possuem desafios que não são vencidos com as tecnologias atuais.

Aprenda mais sobre o porquê as organizações devem integrar sistemas de mainframe dentro do blockchain.

[autopilot_shortcode]