Blockchain: o que é e como funciona?
Os negócios podem estar à beira de uma mudança fundamental e radical graças a uma nova tecnologia: o blockchain. O blockchain é uma tecnologia que permite, através de técnicas criptográficas, agilização de transações complexas.
Como funciona o blockchain?
A tecnologia está baseada em 4 fundamentos: o registro compartilhado das transações (ledger), o consenso para verificação das transações, um contrato que determina as regras de funcionamento das transações e finalmente, a criptografia, que é o fundamento de tudo.
Uma vez criada a rede de negócios, define-se quais serão as transações e processos que utilizarão como base o blockchain. Aqui, destacamos alguns critérios básicos para auxiliar a classificação dos processos elegíveis:
- Processos extremamente complexos (e lentos) que mantenham uma cadeia de validação em vários níveis;
- Transações que exijam rastreabilidade;
- Transações que exijam registros únicos e não alteráveis;
- Processos de identidade;
- Necessidade de aumento (ou estabelecimento) de relação de confiança entre os membros da rede de negócio;
- Novos modelos de negócio.
Eleito o processo, inclui-se o blockchain como uma camada intermediária de transações entre a camada de systems of insight e a camada de estrutura legada. Programam-se no blockchain o contrato (regras de negócio aplicadas aos sistemas) que chamamos de chaincodes. Nesta programação também incluímos os níveis de acesso dos membros da rede às informações contidas no ledger.
A partir daí, todas as novas transações serão registradas e operadas de acordo com o que foi programado.
O que é Hyperledger?
Em 2005, a Linux Foundation criou o projeto Hyperledger, com o objetivo de criar um padrão aberto cross-industry para o desenvolvimento de tecnologias utilizando blockchain. São mais 130 membros das mais diferentes indústrias, incluindo IT, Finanças, Saúde e Transporte.
Este consórcio tem a função de desenvolver projetos open source em torno da tecnologia blockchain. Um destes projetos é o Hyperledger Fabric, que é a rede blockchain corporativa utilizada pela IBM para implementação de soluções de negócios com seus clientes.
Segurança de blockchain na nuvem
A IBM utiliza o Hyperledger Fabric em sua solução segura de blockchain, o High Security Business Network ou HSBN. Esta solução pode ser executada tanto em bluemix como on premise para habilitar seus projetos de blockchain de forma segura e imediata. Todos os dados transitados pela rede e pelos sistemas são criptografados, garantindo nível máximo de segurança para projetos de blockchain.
Empresas podem utilizar o bluemix para colaborar e testar suas ideias, e desenvolver o que espera-se ser uma nova geração de aplicações transacionais baseadas no conceito de blockchain.
A rede IBM Blockchain de alta segurança está construída sobre uma infraestrutura que mantém a rede a salvo de ameaças internas e criminosos cibernéticos. Essa infraestrutura é o IBM LinuxONE, um sistema Linux desenvolvido e baseado na tecnologia que integra a segurança de hardware por meio de contêiners seguros e um módulo de segurança de hardware (HSM) que protege as chaves de criptografia. Com incidentes de crime cibernéticos cada vez maiores, este tipo de ambiente seguro é essencial para o blockchain.
O IBM Z foi projetado para blockchain
A plataforma IBM Z é o centro de TI da economia global, que serve como sistema central para 92 dos 100 melhores bancos, 23 dos 25 principais varejistas e todas as 10 principais seguradoras do mundo. A plataforma IBM z Systems é conhecida pelo seu processamento de transações. A combinação desses sistemas de processamento de transações líderes da indústria com o blockchain proporciona aos clientes uma integração empresarial entre blockchain e seus sistemas de registro. Permite aos clientes ampliar seus investimentos em plataformas corporativas essenciais para gerar um valor mais profundo em áreas como a gestão e análises de fraudes e agilizar as interações reguladoras. Ele permite acelerar o time to value para as iniciativas empresariais e proporcionar uma experiência mais rica ao cliente.
- Construído para velocidade
As grandes capacidades de rede de memória da plataforma z Systems podem acelerar a interação entre o blockchain e seus dados empresariais existentes em processos de CICS, IMS, TPF, DB2, VSAM, entre outros.
- Construído para segurança
Uma segurança e desempenho maiores são possíveis quando sua plataforma suporta taxas de codificação de transações blockchain mais altas. Seja gerando assinaturas digitais ou encriptação de hash para a cadeia, o z Systems utiliza aceleradores de criptografia que não são comuns em plataformas x86 para cloud públicas.
- Construído para escalabilidade
O mainframe oferece a disponibilidade e o desempenho que suas transações de blockchain exigem. Com a capacidade de suportar até 8.000 máquinas virtuais com até 10 TB de memória e 141 núcleos de processador dedicados, o z Systems pode executar as cargas de trabalho mais pesadas e críticas – de forma rápida e segura.
Blockchain: um futuro emocionante!
Um futuro incrível está adiante de negócios e serviços em todo o mundo. Como dizemos no projeto Hyperledger, “desde a web em si, não há uma tecnologia que tenha prometido uma revolução tão ampla e fundamental quanto a tecnologia blockchain”.
Conheça melhor aqui o potencial do blockchain e IBM Z juntos.