Onde roda a sua nuvem?

By 22/05/2017

Nos últimos meses, os líderes de negócios intensificaram as discussões sobre como a computação em nuvem afetará suas empresas. E começaram a se questionar se seria melhor ir na direção de cloud pública ou privada.

Hoje, estamos vendo a transformação digital dar espaço aos negócios cognitivos. Nessa nova, as companhias precisam de uma infraestrutura que seja capaz de sintetizar e tirar proveito de quantidades massivas de dados provenientes de um ambiente tecnológico enorme.

Modelos tradicionais de nuvem não são mais suficientes, por isso, os líderes de TI só ganharão vantagem competitiva se suas empresas forem abertas a novas maneiras de fazer negócio.

As atuais demandas do mercado por soluções como mobilidade e redes sociais exigem que as empresas estejam preparadas para reagir em tempo real. 91% dos usuários de smartphones mantém os seus dispositivos ao alcance da mão o tempo todo, sendo que um usuário comum verifica o seu dispositivo mais de 100 vezes por dia. Com mais de 9,5 bilhões de dispositivos conectados no mundo, o dispositivo móvel criou não apenas novas oportunidades, mas também novos desafios para as empresas, que precisam ter sua infraestrutura disponível 24×7, sem interrupções. Junto a essas novas demandas, aumenta também a complexidade para integrar o que vem de sistemas legados, com o que possivelmente está numa nuvem pública ou privada.

Ambientes de TI eficientes e resilientes são compostos por servidores e sistemas de armazenamento inteligentes que permitem às diferentes áreas e equipes dentro da empresa compartilhar informações, realizar transações seguras e gerar insights em tempo real, tendo alta capacidade de responder a essa crescente complexidade do mundo conectado e na nuvem.

Para os negócios digitais num mundo imprevisível, os modelos de nuvem híbrida combinam os melhores elementos das nuvens pública e privada. A empresa pode evoluir seus ativos de TI já existentes, ao mesmo tempo em que usa de maneira seletiva outras formas de computação em nuvem para suportar uma maior flexibilidade e inovação mais rápida dos negócios.

Costumo dizer que a nuvem não roda na nuvem e que a nuvem híbrida não é uma parada no meio do caminho, e sim o mundo no qual viveremos por várias décadas. Por isso, é importantíssimo ter uma infraestrutura de TI eficiente, disponível e segura. Só assim você garantirá um gerenciamento consolidado, eficaz, dinâmico e integrado com as soluções de computação, armazenamento e rede.

O líder de TI tem hoje um papel crucial na estratégia da empresa. Fazer as escolhas certas, apostando em inovação, flexibilidade e segurança, certamente o ajudará a sobreviver à imprevisibilidade e se diferenciar no mercado.

Click here to read this article in English.

Haz click aquí para leer el artículo en Español.

[autopilot_shortcode]