O armazenamento do futuro já está disponível

A indústria de armazenamento está passando por um processo disruptivo afetando o uso de tecnologias tradicionais. O setor está sendo transformado tendo como base duas tecnologias principais: Flash e Software Defined Storage.

Fenômenos como Internet das Coisas (Internet of Things) e a evolução de Mobile e Social estão fazendo com que a taxa de geração de dados hoje aconteça num ritmo extremamente alto. Com isso, passa a ser economicamente inviável para os dispositivos tradicionais de storage reduzirem a equação preço x performace. Dessa forma, tornam-se necessárias novas tecnologias com capacidade para atender à essa nova realidade, emergindo então novos sistemas de armazenamento.

Para os negócios de hoje que requerem tecnologias para big data, gerenciamento de dados não estruturados e nuvem híbrida, a IBM tem investido nos mais novos sistemas de Flash e Software Defined Storage.

Flash é uma excelente alternativa, por exemplo, para datacenters de grande porte. É uma solução muito concentrada e com baixo consumo de energia. Combinando isso com virtualização do ambiente de armazenamento, o resultado é uma maior utilização e eficiência, gerando importantes benefícios econômicos.

Os recém lançados IBM FlashSystem A9000 e A9000R foram criados para facilitar a administração dos negócios em ambiente de nuvem híbrida e viabilizar aplicações de computação cognitiva. Ambos têm uma interface extremamente amigável e fácil de usar.

Já Software Defined Storage reflete uma tendência oriunda da necessidade do mercado de extrair a funcionalidade dos dispositivos de armazenamento em uma camada de software de administração. Dessa forma, os dados passam a ser gerenciados, consolidados e protegidos independente do dispositivo de onde estejam armazenados, dando aos clientes flexibilidade para escolher os dispositivos de acordo com suas necessidades, sejam elas definidas por preço, velocidade ou capacidade.

Com o mundo se digitalizando, as empresas que ganharão vantagem competitiva são as que souberem se diferenciar, usando todo potencial da análise de dados não estruturados, nuvem híbrida e inteligência cognitiva. Para viabilizar isso, é preciso ter uma infraestrutura de armazenamento que suporte esses novos workloads.

As transformações no mercado podem afetar as soluções tradicionais, mas representam uma grande oportunidade para as novas tecnologias. Alto rendimento, flexibilidade, segurança, economia de espaço, energia e custo são os benefícios das tecnologias de armazenamento do futuro, que já estão disponíveis e trazendo diferencial para as organizações.

For the English version of this article click here and for the Spanish translation click here.

[autopilot_shortcode]