Blockchain: a próxima revolução

By 07/04/2016

Ao longo das últimas décadas, vivemos profundas transformações nas mais diversas indústrias, mas o que dizer da indústria financeira? Não há dúvidas que a informatização dos bancos nos anos 60 transformou a indústria na época. A maneira como as transações financeiras eram feitas mudou completamente, mas os processos bancários em si, nem tanto. Podemos imaginar uma tecnologia que provoque uma revolução na indústria equivalente a revolução da internet? Esta é uma das promessas de uma nova tecnologia chamada Blockchain.

A tecnologia blockchain surgiu em 2008 como a arquitetura que possibilitou a criação da moeda virtual Bitcoin, que hoje é usada por mais de 6 bilhões de pessoas. Nos últimos anos o uso dessa tecnologia tem sido discutido muito além do Bitcoin, especialmente as vantagens do uso de um banco de dados de transações distribuído chamado “ledger”, no qual cada usuário possui uma cópia desse “ledger” que é compartilhado por todos os usuários da rede.

O sistema de liquidação de transações que hoje existe é o mesmo há muitos anos, Nele, as instituições financeiras criaram sofisticados sistemas de pagamento digitais, mas sua estrutura não mudou muito. A principal característica desses sistemas é a obrigatoriedade de uma entidade central responsável por manter os dados das transações de uma forma correta e confiável.

Blockchain e sistemas de pagamento

Em um sistema de pagamentos criado usando a tecnologia “blockchain” a liquidação da transação é realizada diretamente entre o usuário e o destinatário, de forma a não haver a necessidade de uma entidade central intermediando essa operação.

Essa mesma tecnologia que possibilitou ao Bitcoin a realização de transações entre entidades usando criptografia e o poder da colaboração da internet, tem o potencial de revolucionar diversas indústrias além da financeira, e transformar o mundo em muitos aspectos da economia digital.

Com um “ledger” distribuído virtualmente, qualquer coisa que tenha valor pode ser rastreada e comercializada. Diamantes podem ser marcados diretamente nas minas de extração com uma chave criptográfica que é verificada e rastreada em todos os elos da cadeia. Se uma copia for feita e inserida em outro diamante, a transação não será aceita no “ledger” porque cada registro contém todos as transações passadas.

Blockchain e a indústria de música

Vamos imaginar o uso desta tecnologia na Indústria da música, um outro exemplo. Um músico poderia liberar a execução de uma música automaticamente assim que a transação com o usuário acontecesse. Isto reduziria a pirataria, dado que a música estaria criptografada por uma chave que pertence ao autor, junto com a do usuário final. Se esta mesma música fosse copiada e outro usuário a tentasse tocar, o arquivo não poderia ser acessado porque as chaves do usuário e do músico seriam inválidas.

Blockchain e exportação de mercadorias

Uma outra aplicação poderia ser na área de exportação. Hoje em dia, o exportador entrega as mercadorias em um porto, o capitão do navio confirma o recebimento dessas mercadorias e assina o “Bill of Loading”. O importador, ao receber a mercadoria, confirma o recebimento para o banco que finalmente realiza o pagamento ao exportador. Cada fase desse processo hoje é realizada através de documentos em papel, assinados e verificados várias vezes. O que acontece se no meio desse longo processo uma destas instituições se tornar insolvente?

Blockchain é a tecnologia por trás de uma nova geração de aplicações transacionais, na qual a consistência e confiança das transações são garantidas pela sua rede, permitindo que transações sejam realizadas entre indivíduos diretamente.

Hoje, cada vez que utilizamos um cartão de crédito ou débito, existe uma entidade que é responsável por capturar e liquidar essa transação. Com a adoção do blockchain, podemos imaginar que o futuro da indústria financeira passará por uma grande transformação.

Click aqui para ver mais informações sobre o blockChain.

Read the English version of this article here and the Spanish translation here.

[autopilot_shortcode]