Watson

As 6 barreiras da inteligência artificial na América Latina

Compartilhe:

Atualmente, existem muitos dispositivos e programas que usam inteligência artificial. As pessoas vivem constantemente no ecossistema digital do qual a IA faz parte. Alguns países latino-americanos não tiveram tantas integrações de IA quanto outros lugares por vários motivos, e uma razão é porque algumas empresas como o Google e a Meta ainda não integraram a IA em seus produtos.

Segundo Joaquim Campos, vice-presidente de tecnologia da divisão latino-americana da IBM, 6 principais barreiras impedem as empresas da região de usar inteligência artificial. Essas barreiras não são apenas problemas de pessoas, mas também problemas de negócios. Elas impedem que as empresas ofereçam serviços de IA.

Vamos listar essas barreiras:

Competências: Como ninguém possui amplo conhecimento ou experiência com Inteligência Artificial, suas aplicações em organizações ou negócios são limitadas.

Afirma-se que 90% das empresas que desejam começar a usar ferramentas de IA têm problemas para dimensionar sua tecnologia. Isso se deve ao fato delas afirmarem que os aplicativos de IA têm dificuldade em acompanhar os custos envolvidos.

Plataformas: Para implementar modelos de IA no local de trabalho, é preciso primeiro entender como criar plataformas para seu desenvolvimento.

Vendor lock-in’: A empresa deve ser cautelosa com a estratégia de “aprisionamento” do fornecedor ao trabalhar em projetos relacionados à Inteligência Artificial. Isso ocorre porque eles podem precisar de outra empresa para iniciar o processo, o que os deixaria presos a esse fornecedor específico.

Ao contratar algumas empresas para os seus serviços de IA e nuvem, os usuários podem ser forçados a permanecer nessa empresa se quiserem mudar de serviço. Isso se deve às diferenças nos serviços oferecidos entre o que possuem atualmente e o que desejam contratar. Além disso, isso exigiria um investimento maior do usuário.

Complexidade: É preciso uma grande quantidade de informações para desenvolver um ambiente habilitado para inteligência artificial. Reunir todas essas fontes em um só lugar facilita muito o processo de desenvolvimento de um sistema de IA.

Escalabilidade:Apenas 29% das empresas da América Latina escalaram seus projetos de inteligência artificial. Dimensionar projetos de IA é difícil porque eles podem ser complicados de integrar e crescer.

América Latina e a exploração da IA

Os dados do ‘AI Adoption Index 2022’ da IBM dizem que o país com a maior implementação de IA é o Brasil. Seu índice indica que 41% das organizações do país utilizam IA. O México é o segundo da lista com 31% de adoção, seguido pelo Chile com 30%, Peru com 28%, Colômbia com 21% e Argentina com 18%.

A empresa de tecnologia afirma que a América Latina tem apenas 29% de implementação de IA; isto está abaixo da taxa média global de implementação, que é de 34%. Eles também afirmam que a China e a Índia implementam inteligência artificial nas empresas a uma taxa mais alta do que qualquer outro país – 58% e 57%, respectivamente.

Segundo dados da IBM, 66% da implementação geral de Inteligência Artificial na América Latina não possui especialização em um setor específico. Isso é maior do que o desenvolvimento automotivo da China, que tem uma implementação geral de 84%.

Baixe o estudo completo em: https://www.ibm.com/watson/resources/ai-adoption

Acompanhe nossos artigos sobre Inteligência Artificial: https://www.ibm.com/blogs/digital-transformation/br-pt/category/watson/

Automation Sales Specialist

Leia mais sobre

Como usar Inteligência Artificial Generativa para superar a concorrência

Replay do webinar que apresentamos em 26 de junho de 2024 sobre como usar a Inteligência artificial generativa para obter vantagem competitiva. Para você que não teve a oportunidade de acompanhar ao vivo, agora pode assistir o que rolou em nosso evento online.

Sevilla FC transforma processo de recrutamento de jogadores com IA generativa do IBM watsonx

Madri, Espanha, 23 de janeiro de 2024 – A IBM (NYSE: IBM) e o Sevilla FC apresentaram hoje o Scout Advisor, uma ferramenta inovadora de IA generativa que o tradicional clube espanhol usará para que sua equipe de scouting tenha acesso a dados mais abrangentes na identificação e avaliação de atletas para possíveis contratações. Construído a […]

É possível ter Governança da minha Inteligência Artificial?

Você já percebeu a revolução que causou e está causando a Inteligência Artificial Generativa né? Nesse vídeo você vai saber o que é Large Language Models (LLM’s), Foundations Models e como o Watson X pode ajudar a sua empresa a ter todo o controle desde a submissão de uma ideia de Inteligência Artificial até o […]